Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Capitão da PM se manifesta sobre vídeo envolvendo morador de rua em Iracemápolis

Uma câmera de segurança flagrou dois veículos oficiais da Prefeitura de Iracemápolis - entre eles uma viatura da Guarda Civil Municipal, deixando o morador de rua com uma cadela em Americana


Por Carlos Gomide Publicado 12/04/2024

O comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar do 36º Batalhão da Polícia Militar (BPM/I) e responsável pelo policiamento territorial de Iracemápolis, capitão André Luís Menezes, se manifestou, por meio de vídeo, sobre o caso de uma imagem que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (12).

Nas cenas, gravadas por uma câmera de segurança de um imóvel de Americana, é possível ver dois veículos oficiais da Prefeitura de Iracemápolis – entre eles uma viatura da Guarda Civil Municipal, deixando o morador de rua com uma cadela.

No vídeo, o oficial da PM alega que o morador de rua foi abordado por uma viatura da corporação na praça central de Iracemápolis, na sexta-feira passada, dia 5. Foi o morador que pediu para ser levado para Americana, pois teria uma pessoa próxima que poderia lhe ajudar.

Segundo a Prefeitura, que se manifestou por nota oficial, assim que chegou em Americana, o homem pediu para ser deixado ali, pois chamaria o suposto amigo. “No entanto, para a surpresa de todos, o município foi informado que não havia esse tal amigo e a empresa onde ele foi deixado próximo fez contato com a GCM alegando que tinha imagens do rapaz sendo deixado em uma rua (veja vídeo abaixo) e que a cidade deveria buscá-lo. Caso contrário, seria feito Boletim de Ocorrência”, diz trecho da nota oficial.

PREFEITURA DE IRACEMÁPOLIS EMITE NOTA OFICIAL SOBRE

O município de Iracemápolis esclarece os fatos em relação ao morador de rua que encontrava-se na Praça da Matriz há mais de 15 dias. Ao ser abordado por policiais militares, o morador informou que estava cansado de ser abordado por populares e pediu para ser levado à Americana onde teria um amigo que o ajudaria a cuidar de seus cachorros. Ele possui três cachorros adultos e cinco filhotes.
As abordagens por parte da equipe do setor Social e também de Segurança estavam ocorrendo com frequência porque, quando o homem fazia uso de bebida alcoólica, ele começava a importunar as pessoas que passavam pela Praça.
Com o pedido para ir à Americana, o município ofereceu alternativas e, devido aos cachorros, a opção foi oferecer o transporte com todo acompanhamento veterinário necessário aos animais. Ele também não quis ir junto com a equipe no carro, pedindo para acompanhar os cachorros na parte de trás do veículo.
Chegando em Americana, ele indicou o local e pediu para descer.
Além da GCM, o transporte foi acompanhado pelo veterinário da cidade que chegou a questioná-lo sobre o tal amigo. O morador de rua alegou que esperaria ali e que o amigo iria buscá-lo.
No entanto, para a surpresa de todos, o município foi informado que não havia esse tal amigo e a empresa onde ele foi deixado próximo fez contato com a GCM alegando que tinha imagens do rapaz sendo deixado lá e que a cidade deveria buscá-lo. Caso contrário, seria feito Boletim de Ocorrência.
Foi feito o contato com representante da empresa e explicado toda a situação ressaltando que foi um pedido do morador de rua. Explicamos ainda que o rapaz estava na cidade há mais de 15 dias e tirou RG no Poupatempo da cidade. Além disso, foi dado todo atendimento aos animais.
Desta forma, diante dos fatos, uma equipe da Prefeitura foi até Americana e buscou o homem e os animais. Os cachorros estão tendo todo atendimento da equipe do Canil e ele informou que seguirá “o trecho” assim que os cachorros filhotes desmamarem. O rapaz se queixou de dor na barriga, mas se recusou a ir ao Pronto Atendimento . Foi, inclusive, oferecido tratamento odontológico pois ele relatou dor de dente, mas ele se recusou a ir. Além disso, foi ofertada oportunidade de trabalho, mas ele também não aceitou.
O município reforça que foi dado todo atendimento ao rapaz e seus animais, e que o homem só seguiu para Americana mediante a pedido dele.
Reforça ainda que, além do RG, ele possuía celular, quantia em dinheiro e também é beneficiário do Bolsa Família. Reforçamos novamente que ele só foi levado a cidade de Americana a pedido dele até porque tudo foi feito à luz do dia, com carros oficiais e de forma transparente.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.