Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eleições 2020: saiba tudo sobre como será o processo eleitoral

Em decorrência da pandemia, algumas mudanças serão feitas e protocolos sanitários adotados


Por Redação Educadora Publicado 13/11/2020 Atualizado 15/11/2020
Foto: Roberto Gardinalli

As Eleições municipais ocorrem neste domingo, dia 15 de novembro. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. Limeira tem 226.627 mil eleitores. São 89 pontos de votação, divididos em duas zonas: 45 na 66ª zona eleitoral, sob responsabilidade do juiz Mário Sérgio Menezes, e 44 na 399ª zona eleitoral, sob comando do juiz eleitoral Rudi Hiroshi Shinen.

Veja como será a votação este ano:



SEQUÊNCIA DE VOTAÇÃO

O processo de votação é simples. O eleitor deve digitar primeiro o número do vereador escolhido, com cinco dígitos. Assim que aparecer a foto, é só confirmar, apertando a tecla verde. Se ele for votar apenas na legenda, é preciso apertar apenas os dois primeiros dígitos e confirmar. Em seguida é a vez do voto para prefeito, com dois dígitos. O processo é o mesmo, conferir a foto e confirmar.

Para votar em branco é só pressionar a teclar branca e confirmar. Já para votar nulo é preciso digitar um número qualquer, que não pertença a nenhum candidato, e confirmar.



PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Em decorrência da pandemia, algumas mudanças serão feitas e os protocolos sanitários adotados.

A biometria, obrigatória em diversas cidades, inclusive em Limeira, foi suspensa. Quem não realizou o cadastro poderá votar normalmente. Para evitar o contágio pelo coronavírus, é recomendado que o eleitor leve sua própria caneta. Ainda dentro dos protocolos sanitários, o uso de máscara será obrigatório. O eleitor que estiver sem o acessório, será impedido de votar. Todos os locais de votação terão álcool em gel disponíveis e marcações delimitando o distanciamento mínimo.



A justiça eleitoral recomenda ainda que o eleitor leve uma cola com os números dos candidatos para agilizar o processo e orienta que as pessoas deixem os locais de votação assim que terminar de votar, para evitar aglomerações. Outra recomendação é evitar os horários de maior movimento, que costumam ocorrer antes do almoço.

Eleitores com sintomas de covid-19 devem ficar em casa. Para facilitar a justificativa, nestas eleições será possível realizar o processo pela internet, no aplicativo e-Título.

O horário de votação foi ampliado. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h.

O horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

PROPAGANDA

A propaganda silenciosa está liberada nestas eleições. Os eleitores poderão votar utilizando acessórios como camisetas, bonés e máscaras com os números dos candidatos. Bandeiras, cartazes, faixas grandes e semelhantes são proibidos.

Quaisquer irregularidades ou desrespeito à Lei eleitoral devem ser comunicadas às autoridades policiais presentes nas zonas eleitorais ou diretamente aos cartórios eleitorais, por meio dos telefones: 3441-6520 (66ª zona eleitoral) e 3441-5806 (399ª zona eleitoral).



DOCUMENTOS

Para votar é preciso apresentar um documento com foto e o título de eleitor. A versão digital do título, o app e-Título, também será aceita.

* Texto: Mayta Castilho

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.