Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bebê cardiopata com Down e leucemia recebe alta após 10 dias intubado com covid

Mesmo com comorbidades como leucemia mieloide aguda, neutropenia febril e cardiopatia o pequeno João Miguel, de 1 ano e 7 meses, venceu a covid após 19 dias internado


Por Redação Educadora Publicado 09/04/2021
No colo da mãe, João Miguel deixou o Hospital da Mulher, depois de se recuperar da Covid-19
No colo da mãe, João Miguel deixou o Hospital da Mulher, depois de se recuperar da Covid-19Foto: Marcel Vital

O pequeno João Miguel, de 1 ano e 7 meses, venceu um grande desafio. Diagnosticado com covid-19, o bebê passou 19 dias no Hospital da Mulher de Maceió (AL), sendo 10 dias intubado na UTI Pediátrica e Neonatal.

João Miguel tem Síndrome de Down e comorbidades como leucemia mieloide aguda, neutropenia febril e cardiopatia, mas, mesmo enfrentando essas dificuldades, o entusiasmo e a pureza em seus olhos fizeram tudo parecer mais leve.

Há quase dois meses o bebê estava em tratamento para leucemia mieloide aguda e recebendo sessões de quimioterapia. Em meados de março, a criança começou a tossir e a sentir um desconforto respiratório.

Positivado com coronavírus, seus pulmões tinham sido comprometidos pela doença.

De acordo com a pediatra Maria Célia dos Santos, quando deu entrada no Hospital da Mulher (HM), em 17 de março, o estado de saúde de João Miguel era gravíssimo.


“A princípio, iniciamos o protocolo para a Covid-19, no qual ele evoluiu de maneira bastante insatisfatória. Ao longo desse tempo em que ficou internado, João precisou tomar sangue, devido à baixa imunidade. A felicidade transborda em nossos corações, ao vê-lo recuperado, sorrindo e brincando, como toda criança deve ser”, destacou.

No Hospital da Mulher, João Miguel recebeu todo o carinho e cuidados necessários para a sua recuperação
No Hospital da Mulher, João Miguel recebeu todo o carinho e cuidados necessários para a sua recuperação – Foto: Marcel Vital

Emocionada com o tratamento humanizado que o filho recebeu da equipe da UTI Pediátrica e Neonatal do HM, a mãe de João Miguel, Eniclécia Pereira, de 23 anos, fez questão de agradecer aos profissionais por terem recuperado a saúde do pequeno.

“O serviço foi ótimo. Vi o cuidado que eles tiveram não só com ele, mas, com todas as crianças internadas aqui. Ele estava intubado, mas fiquei tranquila, pois sabia que o meu filho estava em boas mãos”, elogiou ela.

Ao receber alta, ela eternizou o nome do filho na Árvore da Vida. O projeto foi criado como forma de celebrar as conquistas dos pacientes recuperados da covid-19 no Hospital da Mulher. Um símbolo que representa vitalidade, força e capacidade de vencer desafios. Curado da doença, João Miguel retornou ao seu tratamento quimioterápico na terça-feira (6).

Após se recuperar da Covid-19, o nome de João Miguel ficou eternizado na Árvore da Vida
Após se recuperar da Covid-19, o nome de João Miguel ficou eternizado na Árvore da Vida – Foto: Marcel Vital

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.