Maioria na UTI da Unidade de Referência Coronavírus de Limeira tem menos de 60 anos
Novo perfil dos doentes se deve por causa da disseminação de novas cepas da doença, mais agressivas em jovens, além da falta de conscientização de pessoas mais novas
A Prefeitura de Limeira divulgou, na tarde desta terça-feira (29), uma mudança no perfil dos internados na UTI da Unidade de Referência Coronavírus de Limeira (URC), anexa ao Hospital Humanitária. Agora, segundo as informações da Secretaria de Saúde, a maioria no setor é de pessoas com idade abaixo dos 60 anos. Atualmente, 58 pessoas estão internadas na UTI, das quais 33 tem entre 20 e 50 anos. Outras 19 estão na faixa entre 51 e 59 anos.
De acordo com o médico coordenador da UTI da Unidade de Referência, André Dahmen Rodrigues, a mudança no perfil dos internados está ligada à disseminação das variantes do coronavírus, que atingem pessoas mais jovens com mais agressividade. Mas, além disso, a falta de conscientização das pessoas dessas idades tem contribuído. “Essas novas cepas são mais transmissíveis e mais letais, e têm acometido pessoas mais jovens, com formas graves da doença, sem preservar qualquer área sadia do pulmão”, afirma o médico.
A situação das internações em UTI é parecida com os demais setores da URC. Dos 48 leitos clínicos, 30 estão ocupados por pessoas com menos de 60 anos. Nos leitos de suporte ventilatório, os idosos são minoria: apenas três pessoas no local têm mais de 60 anos, enquanto as outras cinco estão abaixo dessa faixa. No Pronto Atendimento, a diferença é maior: 25 pessoas que são acompanhadas no setor têm menos de 60 anos, enquanto somente três são idosos.
Os óbitos de pessoas jovens também aumentaram. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nas últimas 48 horas foram registradas 14 mortes causadas pelo coronavírus. Deste total, nove são de pessoas abaixo de 60 anos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.