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A pedido da USTL, deputado Murilo Félix reúne lideranças por acesso no km 131 da Anhanguera

O acesso é uma reivindicação da União Sindical dos Trabalhadores de de Limeira (USTL), do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, de empresas e de moradores da região do Jaguari, feita há mais de 20 anos


Por Redação Educadora Publicado 12/08/2021
Foto: Divulgação

O deputado estadual Murilo Félix (Podemos) participou de uma reunião online com o diretor da Agência de Transportes no Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli, na última quarta-feira (11), para tratar da construção de um acesso para o Bairro Jaguari, em Limeira, no km 131 da Rodovia Anhanguera (SP-330). O acesso é uma reivindicação da União Sindical dos Trabalhadores de de Limeira (USTL), do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, de empresas e de moradores da região do Jaguari, feita há mais de 20 anos. A USTL já havia enviado ofícios sobre o tema para o governador do Estado e para o deputado federal Miguel Lombardi (PL)

Além do deputado e do diretor da Artesp, participaram da reunião a vice-prefeita Erika Tank (PL)  e o secretário municipal de Desenvolvimento de Limeira, José França Almirall, representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Jairo Ribeiro Filho, Renato Laranjeira e Eduardo Francisco, o diretor de Recursos Humanos da Ajinomoto, Ademir de Matos, representantes da Papirus, Antonio Pupim, Rodrigo D´Arcádia, e da Suzano, Jonas Vitti, além do presidente da USTL, Artur Bueno Junior. Moradores da região também participaram da reunião.

Inicialmente, Ademir de Matos, da Ajinomoto, apresentou o projeto desenhado já há alguns anos sobre a necessidade do acesso. Trabalhadores das empresas situadas no bairro do Jaguari, no traslado para as cidades de Americana ou Limeira, são obrigados a utilizar os retornos na entrada de Americana (Km 128, conhecido como retorno da Goodyear) ou da saída para Cosmópolis (Km 136, conhecido como retorno da Contatto) – situação que gera perda de tempo; mais tempo dos trabalhadores na rodovia, logo, maior risco de acidentes; mais emissão de poluentes; além, claro, de essa situação ser desestimulante para a vinda de novas empresas para a região. O problema também afeta moradores e visitantes do bairro.

O fluxo de veículos na rodovia Anhanguera cresce a cada ano e congestionamentos são cada vez mais intensos e frequentes nas rotatórias da Goodyear e da Contatto, especialmente em horários de pico. Um acesso no Km. 131 desafogaria também o tráfego nesses pontos.

“O acesso para o Jaguari na Anhanguera é uma reivindicação antiga e vai beneficiar muita gente”, diz Artur Bueno Júnior, da USTL. “Como frisou o secretário de desenvolvimento, Tito Almirall, aquela região é sempre procurada por empresas, mas quando elas ficam sabendo sobre a dificuldade de acesso, desistem. Além da possibilidade de geração de novos empregos, o acesso pode fazer as empresas que ali estão hoje se desenvolverem ainda mais. Temos também a qualidade de vida e segurança dos trabalhadores, que perdem muito tempo dentro de ônibus, vans ou carros na ida ou volta do trabalho, geralmente mais de vinte minutos por dia. O acesso seria um facilitador na vida dos moradores e pode estimular o potencial turístico do Jaguari, onde residem mais de trezentas famílias”, afirma.

O diretor da Artesp, Milton Persoli, ouviu as considerações e posições dos participantes e afirmou que sua equipe vai estudar possibilidades de viabilização do projeto. “Acho que estamos começando a sensibilizar o governo do estado para a necessidade da construção do acesso”, disse o deputado Murilo Félix. “É importante unir forças para isso – e acho que estamos conseguindo. A possibilidade de geração de emprego e renda, e também de impostos, com a instalação do acesso, parece atender ao que o governo espera nesse cenário de recuperação econômica pós-pandemia. Acho que este é o momento!”, conclui. O próximo encontro foi agendado pelo diretor da Artesp para daqui 20 dias.

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