Mudança em regimento da Câmara de Limeira prejudica projeto que batizaria viaduto com nome de pastora
Proposta aprovada nesta segunda-feira em regime de urgência especial afeta projeto em trâmite de Anderson Pereira (PSDB), que tenta batizar o Viaduto da Barrica Funda com o nome de uma pastora evangélica
Foi aprovado pela Câmara de Limeira, na sessão de segunda-feira (30), um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que muda o Regimento Interno da Casa e impede que praças ou logradouros públicos, prédios e vias municipais sejam nomeados por algum vereador caso a Câmara já tenha aprovado norma que estabeleça concurso para a escolha do nome desses locais. O projeto foi votado em regime de urgência e teve o objetivo de barrar propositura em trâmite na Casa, de Anderson Pereira (PSDB), que quer que o Viaduto da Barroca Funda seja chamado de pastora Loide Ferreira de Souza – uma homenagem à religiosa que fez parte da Assembleia de Deus de Limeira, reduto eleitoral do tucano.
Após a aprovação da mudança, o vereador Anderson Pereira decidiu retirar o projeto. “Eu percebi que os vereadores não estavam muito à vontade com a questão de darmos o nome da pastora ao viaduto. Não por não concordar com o nome dela, mas porque tem o concurso. Eu prezo muito pela comunhão da Casa, porque casa dividida não prospera. E isso ia arranhar a minha relação com os colegas”. disse. “Então, eu preferi permitir que o prefeito faça o concurso decidi que vou retirar meu projeto e vou colocar o nome da pastora para participar do concurso”, disse o vereador.
De acordo com a justificativa do projeto, a alteração no Regimento Interno tem como objetivo assegurar o cumprimento da lei que estabelece o concurso. “A realização do concurso para denominar-se quaisquer praças ou logradouros públicos, próprios e vias municipais, mediante lei, deve, essa norma aprovada, ser plenamente respeitada para que não se frustre a realização do concurso, tampouco a homenagem dele resultante.”
A aprovação do texto aconteceu uma semana após o vereador Anderson Pereira e o pastor Levy Ferreira de Souza, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, pedirem apoio dos vereadores para aprovar a votação em regime de urgência do projeto que batizaria o viaduto com o nome da pastora Loide, mãe do pastor Levy. O pedido de apoio causou polêmica na Câmara, porque vereadores receberam mensagens enviadas pelo próprio pastor Levy, pedindo para que o regime de urgência fosse aprovado. O projeto de Anderson Pereira foi protocolado no dia 15 de maio de 2019. No entanto, o prefeito Mario Botion (PSD), protocolou, em 29 de março de 2021, um projeto de lei para que o nome do viaduto fosse escolhido pela população de Limeira por meio de um concurso.
Com a aprovação da mudança no regimento interno, o projeto de Anderson Pereira fica prejudicado. Um detalhe é que o próprio Anderson Pereira votou pela aprovação do Projeto de Resolução e o texto foi aceito por unanimidade, com placar de 20 a 0.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.