Mesmo com chuva no final de semana, Limeira segue em situação de alerta
Cidade registrou 18,9 mm de chuva, de acordo com dados da Faculdade de Tecnologia da Unicamp
![](https://elimeira.com.br/wp-content/uploads/2021/10/01021-CHUVA-LIMEIRA-1.jpeg)
De sexta (1º) a segunda-feira (4), Limeira registrou o volume de chuva de 18,9 mm de acordo com dados da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. A BRK Ambiental informou a Educadora nesta segunda-feira (4) que as pancadas de chuva que atingiram a cidade nos últimos três dias (sexta, sábado e domingo) resultaram num acumulado de 13,5 milímetros, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico do Rio Jaguari, um dos pontos de captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
Esse volume acumulado de chuva elevou a vazão do Rio Jaguari para 1,52m3/s (metros cúbicos por segunso), quando o mínimo necessário para captar é 1,0m3/s. Já a capacidade do Ribeirão Pinhal, ainda com apoio da Represa Salto do Lobo, subiu para 85%, quando o mínimo necessário para captação é de 60%.
Ainda, de acordo com a BRK, embora as chuvas tenham ajudado a estabilizar e evitar uma maior queda de nível dos mananciais durante o final de semana, não foram suficientes para recuperar a vazão e a condição crítica de estiagem permanece em Limeira. “É necessário o apoio de toda a população para redução do consumo e priorizando, de forma imediata, o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal; buscando evitar a adoção de medidas mais severas de restrição ao consumo, como um rodízio/racionamento. Lavar calçadas e carros, por exemplo, são atividades que precisam ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada neste período”, diz trecho da nota da concessionária.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.