Psiquiatra explica: álcool e substâncias químicas podem causar perda de consciência?
O psiquiatra Aníbal Olivan Filho explica o que o remédio somado ao álcool faz com o corpo
O estupro denunciado por uma jovem influenciadora digital, de 23 anos, durante o rodeio de Jaguariúna do último final de semana, levantou uma discussão com especialistas após ela revelar ter sido dopada pelo agressor ou agressores: álcool e substâncias químicas podem causar perda de consciência? O psiquiatra Aníbal Olivan Filho, que participou nesta quinta-feira (2) do Meio Dia, na Educadora, explica que sim.
- Jovem denuncia que foi dopada e estuprada no rodeio de Jaguariúna
- Organização de rodeio de Jaguariúna se posiciona sobre jovem estuprada durante evento
PSQUIATRA EXPLICA
“Tem uma série de remédios da linha do Diazepam que, se combinada com o álcool, a pessoa pode rapidamente ficar desacordada e não se lembrar de nada que aconteceu”, disse Aníbal.
O médico explica o que o remédio somado ao álcool faz com o corpo. “Ocorre diminuição da capacidade de raciocínio, dos reflexos, perda das forças musculares, perda de discernimento do que é certo ou errado e a pessoa pode apagar”, diz.
ÁLCOOL
Mesmo sem a substância química, só com o álcool, o médico psiquiatra considera “totalmente possível” a perda de consciência. “Só o álcool, sozinho, pode fazer isso. Pode causar uma amnésia”.
E Aníbal ressalta que, em mulheres, o efeito é ainda mais rápido. “As mulheres são mais sensíveis ao álcool. Mesmo tomando doses menores”, comenta.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.