Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Iracemápolis volta a registrar problemas com falta de coleta de lixo

Moradores da cidade reclamam que serviço de coleta de lixo não funciona há pelo menos cinco dias


Por Redação Educadora Publicado 19/01/2022 Atualizado 06/04/2022
Iracemápolis volta a registrar problemas com falta de coleta de lixo
Foto: Mayta Castilho

Moradores de Iracemápolis estão há cinco dias sem coleta de lixo. Imagens enviadas pela audiência à Educadora nesta quarta-feira (19) mostram as frentes das casas da região dos bairros do chamado Distrito Industrial e na parte de cima da Avenida Pedro Cosenza, com lixeiras lotadas, além de sacos de lixo espalhados pelas calçadas.

A população usou as redes sociais para denunciar o problema e cobrar providências da Prefeitura. “A nossa cidade está parecendo um lixão. Alguém toma uma atitude”, publicou uma moradora da cidade em um grupo. “Então a coleta de lixo não passa mais no dia e nem avisam nada? Pior é que é na cidade inteira”, reclamou outra pessoa.

Esta é a segunda vez em três meses que os iracemapolenses sofrem com a falta da coleta de lixo na cidade. Em outubro de 2021, moradores de Iracemápolis compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais reclamando de atrasos na coleta de lixo em algumas regiões do município. À época, a Prefeitura acionou na Justiça a empresa Ecosul, responsável pela coleta no município, para a retomada dos serviços. Também em 2021, no mês de julho, foi encaminhado à Câmara de Vereadores, o projeto da prefeita Nelita Michel (PL) para a criação da Tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos (TRSU), conhecida como “taxa do lixo”, que não foi aprovado.

Na última terça-feira (18), os vereadores Cláudio Cosenza Filho (PSDB), Jean Carlos Ferreira (Cidadania), Valdenito Gonçalves de Almeida (PDT), Carlos Eduardo de Souza Silva (PV), Alailson Gonçalves Silva (PSD) e William Ricardo Mantz (Podemos) protocolaram um requerimento pedindo explicações à prefeita a respeito da falta da coleta de lixo na cidade.

No documento, os parlamentares questionam se a quantidade de caminhões e coletores de lixo são suficientes para a cidade, se há autorização da Prefeitura para que o lixo seja amontoado na frente das residências até que a coleta aconteça e se há a possibilidade de cancelamento do contrato com a empresa Ecosul, responsável pelo serviço, além da realização de um novo processo licitatório na cidade. “O presente requerimento se faz necessário tendo em vista constantes reclamações que estes parlamentares tem recebido diariamente da população”, cita o documento.

Em nota, a Prefeitura de Iracemápolis afirma que acionou o Departamento Jurídico para cobrar a empresa Ecosul. No entanto, o Executivo não deu previsão de normalização do serviço. “Desde o início do trabalho da empresa vencedora da licitação, a Ecosul, a Prefeitura tem cobrado melhorias no serviços e cumprimento de contrato. O Departamento Jurídico da Prefeitura está tomando todas as medidas necessárias”, cita a nota.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.