Moradores do Antônio Simonetti, em Limeira, reclamam de cheiro forte de esgoto
O problema acontece numa estação de tratamento de esgoto, que está encoberta pelas árvores e mato alto
Moradores da Rua Adolfo Custódio de Oliveira, no bairro Antônio Simonetti, em Limeira, reclamam do mau cheiro de esgoto no bairro. “Quando cai qualquer chuvinha ou começa a escurecer, fica impossível permanecer dentro de casa com as janelas abertas”, cita a decoradora Marta Roseli de Oliveira, que mora bairro há 15 anos.
- Jovem com paralisia ganha cama hospitalar e cadeira de banho no aniversário: ‘fiquei emocionada’, diz mãe
- Great Wall Motors começa a operar em Iracemápolis e anuncia a criação de 2 mil postos de trabalho
- Moradores reclamam de árvore caída em praça do Parque Rosa Marrafon, em Limeira
O problema acontece numa estação de tratamento de esgoto, que está encoberta por árvores e mato alto. Antigamente, a estação era visível aos moradores, mas agora, devido às mudanças e crescimento da vegetação, o problema fica escondido. “O mau cheiro, no entanto, continua presente”, comenta Marta.
A dona de casa Maria Martins, tem 68 anos e mora com um neto de 10 anos, além do marido, que também é idoso. Ela pede providências quanto ao mau cheiro e também, solicitam a poda do mato alto, que ainda por cima atrai animais peçonhentos. “Já vi até cobra por aqui”, conta.
OUTRO LADO
A concessionária BRK Ambiental, responsável pelo tratamento do esgoto em Limeira, informou, por nota, que a situação relatada por ouvintes da Educadora decorreu de uma parada no sistema de bombeamento da estação elevatória de esgoto Graminha. Por tal ocorrência, a empresa precisou retomar, de forma emergencial, o uso de um antigo sistema de tratamento de esgoto por lagoas, que se encontrava desativado nessa região da cidade. Essa alteração emergencial na estrutura operacional do sistema de esgotamento sanitário foi adotada para garantir a conservação dos recursos hídricos do município, impedindo o lançamento de esgoto bruto (sem tratamento) em curso d´água.
A BRK esclarece ainda que o sistema de bombeamento foi restabelecido na tarde desta sexta-feira, dia 28. Desta maneira, já foi retomado o atual processo de tratamento que direciona todo o efluente dessa região para a ETE Água da Serra, onde ele é tratado por meio de um sistema mais moderno e com menor percepção do odor.
Para solicitações relacionadas ao serviços de água e de esgoto em Limeira, a BRK disponibiliza atendimento gratuito à população, com funcionamento 24 horas/dia, pelo 0800 771 0001.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.