Cheque e Borges: 42 anos dedicados à Arquitetura
O CASA DE A a Z de hoje traz a história de Jayme Cheque Junior e Francisco Borges Filho, o Chico, arquitetos renomados de Limeira que já assinaram mais de 300 projetos na área
O CASA DE A a Z de hoje traz a história de Jayme Cheque Junior e Francisco Borges Filho, o Chico, arquitetos renomados de Limeira que já assinaram mais de 300 projetos na área, além de serem os responsáveis pelos primeiros edifícios da cidade.
O encontro deles ocorreu na faculdade, em São Paulo, quando decidiram unir conhecimentos e montar um escritório de arquitetura de juntos em Limeira – Jayme tem familiares aqui e Chico nasceu na vizinha cidade de Araras.
- CASA DE A a Z | Patricia Degan: cerâmica como morada do alimento
- ‘Arquitetura é uma arte e trabalhamos com sonhos’, diz Le Araujo
- Arquitetura Sustentável: mais que um propósito, uma necessidade
Os dois profissionais receberam a equipe do CASA nesta semana e o bate papo foi pra lá de descontraído, com direito a uma volta ao passado que explica muito sobre o planejamento e o desenvolvimento urbano de Limeira.
“A arquitetura está a serviço do ser humano, para trazer melhor qualidade de vida às famílias. Além de dar uma contribuição estética à cidade”, diz Cheque Junior.
Já Chico pontua a necessidade de usar sua profissão para ajudar os menos favorecidos e se inspira no arquiteto premiado Francis Kéré (*). “A arquitetura não deveria existir só para as pessoas ricas. O poder público tem que investir, financiar esse tipo de projeto. O Brasil é muito pobre e a arquitetura deveria ser usada como um instrumento dessa transformação”, defende Chico.
* Francis Kéré é primeiro negro a receber o Prêmio Pritzker (nobel de arquitetura) e é reconhecido por projetos que promovem a justiça social e ambiental. O prêmio foi concedido em março deste ano.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.