Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Frio volta à região neste fim de semana

Uma forte frente fria rompe o bloqueio atmosférico e traz o frio de volta à região; Limeira poderá ter mínima de 7°C no domingo


Por Grasiele Gerondi Publicado 28/07/2022

O tempo começa a mudar ainda nesta quinta-feira (28). Isso porque uma forte frente fria rompe o bloqueio atmosférico, causado por uma grande massa de ar seco, e avança sobre as regiões Sul e Sudeste.

Aqui no estado de São Paulo, com a aproximação da frente fria, algumas rajadas de vento já serão sentidas. Segundo o Climatempo, estão previstas rajadas de 40 a 55 km/h, principalmente no oeste, centro-sul e leste de São Paulo, ou seja no litoral, Grande SP, Vales do Paraíba e Ribeira, regiões como Sorocaba, Campinas, Itapetininga e Serra da Mantiqueira.

Apesar dos ventos, dia ainda será marcado por bastante sol e calor. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% em grande parte do estado e até abaixo de 20% no norte, noroeste e oeste paulistas.

CHUVA

Nesta sexta-feira (29), com o avanço da frente fria, o tempo muda em São Paulo. As nuvens se espalham no estado e, principalmente a partir da tarde, já ocorrem pancadas de chuva. Só não deve chover ainda no extremo norte/noroeste. As demais regiões já ficam mais úmidas e com chance de chuva entre a tarde e a noite.

Os volumes não devem ser tão elevados, mas como já não chove há vários dias, essa umidade vai ajudar a dispersar um pouco a poluição e melhorar a qualidade do ar. A chuva só dura um dia, no fim de semana as instabilidades já se afastam e o ar volta a secar.

FRIO

Os ventos ainda persistem ao longo da sexta-feira e o destaque é a queda de temperatura no decorrer do dia, com a influência da massa de ar polar. As mínimas devem ser registradas à noite, ou seja, vai esfriando cada vez mais ao longo da tarde e noite.

O frio será sentido principalmente no sul e leste do estado, mas o calor também diminui nas demais áreas.

No domingo até há possibilidade de geada nas primeiras horas do dia na Serra da Mantiqueira e no sul do estado. Em Campos do Jordão, por exemplo, a mínima prevista é de apenas 4°C para o domingo, com máxima que não passa dos 20°C.

Aqui em Limeira, no sábado (30), a mínima deverá ser de 9°C e a máxima de 24°. Já no domingo (31), a mínima deverá ser de 7° e a máxima de 28°.

MÊS DE JULHO

O bloqueio atmosférico, que impediu a entrada de frentes frias por um longo período, fez as temperaturas subirem de forma bastante expressiva ao longo do mês de julho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o mês de julho de 2022 já é considerado o mais quente desde a abertura da série histórica do INMET na capital, em 1943.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.