Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Milhares de limeirenses se reúnem para ver a Esquadrilha da Fumaça

Nestes 70 anos de história do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), os sete aviões da Fumaça já estiveram na cidade por 16 vezes


Por Redação Educadora Publicado 07/08/2022

Limeira recebeu neste domingo (7) a Esquadrilha da Fumaça. Milhares de pessoas se reuniram no Espaço Nações para acompanhar as acrobacias do show aéreo.

A exibição dos aviões da Força Aérea Brasileira pintados com as cores da bandeira do Brasil aconteceu por volta das 16h30.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Em 70 anos de história do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), os sete aviões da Fumaça já estiveram em Limeira por 16 vezes. A primeira foi em 1986 e a última foi em 2019.

Os presentes nas demonstrações puderam assistir até o momento duas gerações de aviões: os T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano. Este último implementado a partir de 2013, mas que teve sua primeira demonstração para o público em 2015.

Um detalhe é que, durante o período dos T-27, a população assistiu tanto as demonstrações com os Tucanos nas cores vermelho e branco. Como também sua atualização para as cores da bandeira do Brasil.

LIMEIRA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA



“Limeira é uma cidade que já assistiu várias demonstrações da Fumaça. Mas é sempre um prazer retornar a uma cidade vizinha de Pirassununga, onde estamos sediados na Academia da Força Aérea. Pois é mais uma possibilidade de todo o nosso entorno assistir às demonstrações da Esquadrilha da Fumaça. A gente viaja bastante pelo Brasil fazendo demonstrações e, também é interessante realizar um show aéreo para o público. Que, de certa forma, está próximo de nós”, afirma o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número #5 da Esquadrilha da Fumaça.

Para o limeirense João Carlos Stephan, a ocasião é ainda mais esperada e motivo de alegria. Em 1997, com a Esquadrilha da Fumaça sob o comando do então Tenente-Coronel Aviador Telmo Roberto Machry, ele recebeu o título de Fumaça Honorário. Concedido a pessoas que não fazem e nem fizeram parte do efetivo, mas que de alguma forma fazem parte da história deste Esquadrão.

“É sempre uma honra receber a Esquadrilha da Fumaça em minha cidade. A emoção e a ansiedade de vê-los é como se fosse a primeira vez que estivessem vindo em Limeira. Conto os dias para a demonstração, a felicidade vai aumentando cada vez mais pela chegada dos aviões. Me emociono muito em saber que estamos sendo agraciados em receber todos os amigos “fumaceiros”, isso me dá uma alegria tão grande que é difícil explicar, mas é algo mágico e abençoado por Deus”, comenta o “fumaceiro” honorário. Stephan também é conhecido como João de Limeira por todos do Esquadrão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.