Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais um caso de suicídio é registrado em Limeira às vésperas de Dia de Prevenção

10 de setembro é a data escolhida para marcar a importância da prevenção ao suicídio; números são crescentes


Por Grasiele Gerondi Publicado 10/09/2022
depressão, suicídio
No Brasil, são registrados aproximadamente 14 mil casos de suicídio por ano – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma mulher de 41 anos foi encontrada morta pelo marido na lavanderia da casa em que moram, depois de tirar a própria vida nesta sexta-feira. A Polícia Militar foi acionada e a perícia da Polícia Civil confirmou a causa da morte.

Na mesa da sala, a Polícia encontrou ainda um caderno com uma carta de despedida.

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O caso registrado no Plantão Policial desta sexta-feira aconteceu às vésperas do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Os números têm aumentado ano a ano.

De acordo com dados apresentados pela campanha Setembro Amarelo, realizada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil são registrados cerca de 14 mil casos por ano, ou seja, uma média de 38 por dia. Além disso, o suicídio representa atualmente a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Segundo o Sargento da Polícia Militar, Dráusio Malumbres Valente, 90% das pessoas que tentam suicídio tem algum tipo de transtorno psiquiátrico naquele momento, como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, síndrome de burnout, uso de álcool e drogas, entre outros.

Para ajudar na prevenção, é importante prestar atenção aos detalhes de quem está próximo: a mudança de comportamento, um hobby que a pessoa fazia e não tem mais interesse ou o isolamento dos familiares, por exemplo, podem ser alguns sinais de que a pessoa está sofrendo calada.

O sargento explica que, muitas vezes, a maioria das pessoas só quer um último pedido de socorro e colocar para fora o que está sentindo. Por isso, é importante conversar com alguém de confiança e procurar um psiquiatra ou psicólogo para começar um tratamento.

Um dos canais para pedir ajuda é o CVV (Centro de Valorização da Vida), um trabalho voluntário que funciona 24 horas, por meio do telefone 188 ou pelo site.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.