Outubro Rosa: projeto leva autoestima a pacientes de Limeira
Por meio da micropigmentação, elas puderam refazer o desenho das sobrancelhas ou aréolas das mamas, perdidas durante o tratamento
A Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) recebeu nesta sexta-feira (07) o projeto social “Arte com Paixão“. Por meio do projeto, são oferecidas sessões gratuitas de micropigmentação para mulheres que passaram por quimioterapia ou mastectomia, que é a cirurgia de retirada das mamas.
A micropigmentação nas sobrancelhas pode ser feita durante ou após o tratamento do câncer. Já nas mamas, é necessário esperar o período de um ano após a cirurgia para fazer o desenho das aréolas, por meio de tatuagem cosmética.
O objetivo da iniciativa, realizada em celebração ao Outubro Rosa, é levar melhoria da autoestima às mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama. Durante o tratamento, a perda de pelos na sobrancelha, cílios e cabelo, devido ao processo de quimioterapia ou a retirada da mama traz prejuízos para a autoestima.
- Iluminação especial marca prédios públicos de Limeira durante Outubro Rosa
- Prefeitura abre vagas para mamografia no Outubro Rosa
- Outubro Rosa: biomédica relata luta e superação de um severo câncer de mama
Nesta sexta, 38 mulheres de Limeira receberam os novos desenhos de sobrancelhas ou mamas. O projeto vai seguir agora para cidades como Piracicaba e Campinas.
A vendedora Leiliane Juvêncio, de 33 anos, foi uma das que recebeu o procedimento de micropigmentação. Ela conta que a perda da sobrancelha foi o que mais a afetou. Ela já fez o procedimento no ano passado, foi retocar neste ano e já se prepara para fazer a micropigmentação nas mamas no ano que vem.
Domingas Alves Alencar, de 55 anos, é mais uma que foi beneficiada pelo projeto. A operadora de caixa conta que o procedimento ajuda muito, depois de passar por um período tão doloroso, quanto o de enfrentar o câncer de mama.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.