Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Casos de meningite aumentam 44% em Limeira neste ano

No ano passado, foram registrados 9 casos e neste ano, já são 13; cobertura vacinal está abaixo da meta do Ministério da Saúde


Por Grasiele Gerondi Publicado 17/10/2022

Limeira já registra neste ano 13 casos de meningite. Em todo o ano de 2021, foram 9 casos notificados, segundo a Vigilância Epidemiológica, o que significa uma alta de 44%. O quadro, não representa um surto, mas é motivo de alerta.

O motivo é que a meningite é uma doença grave e contagiosa, que pode provocar sequelas e até causar a morte do paciente.

A doença, no entanto, pode ser prevenida por meio da vacina. Mas em Limeira, a cobertura vacinal está em 70%, abaixo da meta definida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Segundo o Ministério da Saúde, sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, estão Meningocócica C e Meningocócica ACWY.

A Meningocócica C (Conjugada) protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. A primeira dose deve ser tomada aos 3 meses de idade, a segunda dose, aos 5 meses de idade e o reforço, aos 12 meses de idade.

Já a Meningocócica ACWY (Conjugada) protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Deve ser tomada uma dose por adolescentes de 11 e 12 anos de idade, a depender a situação vacinal.

AMPLIAÇÃO TEMPORÁRIA DAS VACINAS

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está disponibilizando a vacina meningocócica C para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. Da mesma forma, a vacina meningocócica ACWY está sendo ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade.

A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação, de acordo com o Ministério da Saúde, tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

A DOENÇA

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude da ocorrência e o potencial de produzir surtos.

A recomendação é que caso sinta febre e dor de cabeça forte, procure atendimento médico imediatamente.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.