Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eleições 2022: confira como será a votação no segundo turno

Mais de 156 milhões de pessoas votarão para o cargo de Presidente República; horário de votação será das 8h às 17h


Por Grasiele Gerondi Publicado 24/10/2022

O segundo turno das Eleições acontece neste domingo (30). Neste ano, os eleitores contam com 1 segundo a mais para conferir o voto na urna eletrônica, antes de apertar a tecla verde “Confirma”. O objetivo do tempo extra é estimular a conferência do voto com o máximo de atenção para evitar qualquer engano antes da confirmação.

A urna eletrônica libera a confirmação do voto após esse tempo de 1 segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No segundo turno, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a eleger o presidente da República e, em12 estados, os eleitores também deverão escolher os governadores.

A cada uma das confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. No final, depois da escolha de todos os candidatos, aí sim o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo, indicando a conclusão da votação pelo eleitor.

Primeiro, deverá ser digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República.

A votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país, das 8h às 17h.

Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher os campos com número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe.

O eleitor pode votar com o título de eleitor ou qualquer documento com foto, como RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de reservista ou até com o aplicativo e-Título, desde que tenha foto.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.