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MEC visita escola municipal de Limeira referência em Educação Bilíngue de Surdos 

Atualmente, a unidade atende 660 estudantes de 0 a 10 anos, entre eles, 17 alunos surdos. 


Por Redação Educadora Publicado 14/07/2023
MEC visita escola municipal de Limeira referência em Educação Bilíngue de Surdos 
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

A Ceief Rafael Affonso Leite, no Jd. Presidente Dutra, recebeu na semana passada a visita da consultora técnica da Unesco e do Ministério da Educação, Luana Marquezi. Ela veio a Limeira conhecer o programa de Educação Bilíngue, implantado na escola em 2021, para levantamento nacional da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC. Atualmente, a unidade atende 660 estudantes de 0 a 10 anos, entre eles, 17 alunos surdos. 

A diretora da Rafael Leite, Katia Romina de Lima Bernardo, destaca que a presença da consultora em Limeira demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola. Segundo ela, os alunos surdos estudam os conteúdos da grade curricular utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua. “É o que preconiza o Decreto nº 5626/2005, que trata do direito ao estudante surdo à Educação Bilíngue”, afirmou Katia. 

Para tanto, a escola conta com duas professoras bilíngues (uma terceira está em processo de contratação) e três intérpretes de Libras. Katia já atuou no Centro Educacional João Fischer Sobrinho, serviço de referência da prefeitura para pessoas surdas, e portanto, domina Libras, assim como as vice-diretoras. Porém, ela sinaliza a necessidade de mais um instrutor surdo – pauta que já está sendo analisada pela Secretaria de Educação. “Esse instrutor surdo será o modelo nativo de língua, de cultura e de identidade para os estudantes surdos”, salientou a diretora.

Na unidade, os estudantes surdos permanecem em período integral e participam de atividades oferecidas por instituições parceiras, como natação, ministrada pela Secretaria de Esporte e Lazer, aulas sobre Meio Ambiente, desenvolvidas por universitários do Projeto EcoEdu (Unicamp) e oficinas de cidadania e primeiros socorros, organizadas pela equipe de voluntários da Força Pré-Militar Brasileira (Fope).

PROPOSTA PILOTO

Este ano, a escola iniciou uma proposta piloto, matriculando os irmãos ouvintes dos alunos surdos, que também ficam em período integral. Os irmãos ouvintes estão aprendendo Libras como segunda língua, visando a formação de interlocutores de Libras nas famílias desses estudantes. 

É o caso de Benício, de 5 anos, aluno ouvinte da Rafael Leite. Mesmo com a pouca idade, ele se comunica fluentemente com o irmão surdo, Pedro, de 7 anos. A mãe dos meninos, Flávia, contou que o diagnóstico de surdez bilateral severa demorou a sair. Até o ingresso na unidade, em 2020, ele não dominava Libras e se comunicava com os familiares por meio de gestos, situação que desencadeava momentos de irritabilidade.

Pedro foi matriculado na escola durante a pandemia de coronavírus e mesmo com as aulas à distância, ela reconhece que o filho absorveu rapidamente o conteúdo. “Foi um divisor de águas”, relatou. “Ele começou a aprender os sinais básicos da língua, como as cores, os objetos, a pedir água, e entendeu que era possível se comunicar”, ressalta. 

Hoje, no 2º ano do Ensino Fundamental, Pedro participa da turma de ouvintes, em disciplinas como Artes e Educação Física, e assiste às aulas em Libras para o aprendizado dos demais conteúdos. Paralelamente, frequenta as atividades do período integral, sempre que possível, acompanhado do irmão mais novo. “Gosto muito da dinâmica da escola”, resumiu Flávia.

“O trabalho desenvolvido pela escola Rafael Leite é bastante significativo, pois amplia o aspecto de inclusão no ambiente educacional”, afirma o secretário de Educação, André De Francesco. “O reconhecimento do MEC é mais uma demonstração dos bons resultados alcançados pela nossa rede de ensino”, complementa o prefeito Mario Botion. 

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