Onda de calor atinge Limeira neste sábado
Rio de Janeiro registrou sensação térmica recorde de 60,1ºC neste sábado
Uma onda de calor tem atingido a cidade de Limeira (SP) nos últimos dias e neste sábado (16) os termômetros chegaram a máxima de 33ºC durante a tarde.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo atingiu, nesta sexta-feira (15), a máxima histórica de temperatura registrando 34,3ºC que, de acordo com o instituto, é o maior valor para o mês de março já registrado desde o começo das medições, em 1943.
A alta nas temperaturas podem ser atribuídas à passagem de mais uma onda de calor, que acompanha a formação de um ‘domo de calor’, fenômeno formado no norte da Argentina e que avança sobre os Estados brasileiros.
Rio registra sensação térmica recorde de 60,1ºC
A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.
O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado (59,7ºC). A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.
Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica.
Especialistas orientam que as pessoas busquem sombras, usem roupas frescas e mantenham a hidratação para diminuir os efeitos perigosos da onda de calor. Em caso de insolação e sintomas como tonturas e náuseas, a orientação é de acionar a Defesa Civil e buscar atendimento médico.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.