PM de São Paulo resgata mais de 700 vítimas no Rio Grande do Sul
Idosa que precisava de transporte aeromédico foi transferida para UTI pelo Águia 33
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, que auxilia nas buscas dos ilhados em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul, já resgatou cerca de 720 vítimas desde a última quarta-feira (1º).
- SP chega a 587 mortos por dengue e mais de 920 mil casos confirmados
- Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul
- Prefeitura de Limeira amplia pontos de doações para o Sul
Os trabalhos contam com a participação do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação (CAv), que estão sendo apoiados pelos helicópteros Águia. As equipes estão empenhadas em localizar os desaparecidos, prestar socorro às vítimas soterradas e realizar o salvamento de pessoas ilhadas.
Em Porto Alegre, o Águia 33 recebeu uma chamada urgente para realizar a evacuação aeromédica de uma paciente idosa que estava internada em estado crítico. Com a necessidade de transferi-la para a UTI de outra unidade médica, a equipe paulista acompanhou todo o processo. A presença da UTI aeromédica a bordo do helicóptero da PM foi fundamental para garantir a segurança durante o transporte, especialmente considerando o quadro delicado da paciente, afetada por traumatismo cranioencefálico e hematoma intracraniano.
Enquanto isso, em Eldorado do Sul, o Águia 24 sobrevoava a região quando avistou 19 pessoas ilhadas em uma escola. Em uma operação de resgate ágil e precisa, o helicóptero realizou o embarque em baixa altitude e levou todos em segurança para um local fora de perigo. No total, participam dos trabalhos mais de 50 policiais e bombeiros em oito viaturas, sete embarcações e três aeronaves. Além disso, dois cães farejadores prestam apoio às ações.
Defesa Civil
A Defesa Civil de SP enviou seis agentes e um geólogo ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas. O órgão ajuda na construção de um centro logístico de ajuda humanitária regional na cidade de Estrela, no Vale do Taquarí, como explica o capitão da Defesa Civil, Roberto Farina.
“A cidade de Lajeado, que tem o posto de comando avançado, tem problemas de acesso porque a ponte do Rio Taquari, que liga Estrela a Lajeado, foi obstruída, fazendo com que nós não tenhamos ainda acesso por terra”, afirma.
Fundo Social
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado iniciam neste domingo (5) uma campanha humanitária em prol das vítimas das recentes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A ação do Governo de SP tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas.
As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital. O local estará aberto a partir das 8h deste domingo para receber as doações. Durante a semana, as doações poderão ser entregues das 8h às 17h no mesmo local. O transporte dos insumos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul que se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, devido os diversos bloqueios nas estradas. Em preparação para o início da campanha, os funcionários do FUSSP dedicarão o sábado para organizar o local de recebimento das doações, garantindo uma logística eficiente e ágil para o processo de coleta.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.