Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, morre aos 83 anos
Ator estava internado no RJ para tratar problemas hepáticos. Pereio fez mais de 60 filmes e também teve atuação marcante no cinema e na TV
Paulo César Pereio, ator brasileiro, morreu na tarde de domingo (12), aos 83 anos, no Rio de Janeiro. A confirmação da notícia foi do Hospital Casa São Bernardo, onde ele estava recebendo tratamento para uma doença hepática avançada. O ator deu entrada no hospital em estado grave durante a madrugada.
Morre Paulo César Pereio, aos 83
Nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940, Pereio teve uma carreira distinta e prolífica no cinema, na televisão e no teatro.
Conhecido por seu espírito rebelde, ele participou de mais de 60 filmes e trabalhou com diretores emblemáticos como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana, e Ruy Guerra.
Entre seus trabalhos mais notáveis estão as atuações em “Terra em Transe” de Glauber Rocha e “Toda Nudez Será Castigada” e “Eu te amo”, ambos de Arnaldo Jabor.
Homenagens e Memória
Pereio foi casado três vezes e teve quatro filhos, dois deles com Cissa Guimarães.
Cissa, mãe de dois de seus quatro filhos, prestou homenagem ao ator em suas redes sociais. “Eu era uma menina e você me mostrou o mundo e o amor pelo nosso ofício. Fizemos filhos e história, meu amor, e agora temos nossos netos lindos para continuar nosso amor, que será sempre eterno!”, escreveu ela.
João Velho, ator e filho do casal, também expressou sua gratidão e tristeza: “Morre com ele um pouco da história do cinema, da nossa cultura. É um dia de tristeza, mas também de celebração, pois meu pai sempre viveu a vida com muita intensidade.”
Últimos anos
Desde o início da pandemia de Covid-19, Pereio residia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Ele mencionou em entrevistas que essa mudança era uma maneira de se proteger durante a crise de saúde global.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.