Multinacional em Limeira: vereadores devem analisar projeto só em 12 de agosto
Segundo o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), o projeto - desde que deu entrada na Casa pelo Executivo -, "tem 45 dias para ser pautado"
Uma multinacional da área de tecnologia aguarda a aprovação de lei na Câmara de Limeira para poder iniciar um projeto que deve trazer desenvolvimento e arrecadação para a cidade.
Trata-se de uma empresa que atuará como Datacenter e a expectativa é que a planta de Limeira seja a maior da América Latina.
A proposta, no entanto, só vai à pauta dos vereadores em 12 de agosto, depois do recesso parlamentar.
Segundo o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), o projeto – desde que deu entrada na Casa pelo Executivo -, “tem 45 dias para ser pautado”. Nesse período, o texto passa pelas comissões, que emitem pareceres.
De acordo com Everton, o prazo de 45 dias vence em 8 de agosto. “Portanto, o PLC (projeto de lei complementar) 14 irá para a pauta de forma compulsória no dia 12 de agosto”, explica.
O Legislativo tem mais a sessão da próxima semana, dia 15 de julho, antes do recesso. Para projeto ser votado em “regime de urgência especial” (ou seja, antes dos 45 dias), é necessária a concordância de pelo menos 11 vereadores (maioria absoluta).
Segundo a Educadora apurou, o governo Botion não alcançaria os votos necessários.
Empresa que escolheu Limeira é “gigante” do ramo da tecnologia
As informações sobre o empreendimento constam em ata de reunião do Conplam (Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial e Ambiental de Limeira) realizada em 29 de maio deste ano.
Na oportunidade, participaram da reunião dois representantes da empresa Saf Play, Roliandro Antuners Costa e Ricardo Lorenzi Pupin. A Saf Play faz consultoria imobiliária para grandes grupos e escolheu Limeira para receber o empreendimento na área de tecnologia da informação.
Os consultores explicaram que foram analisadas no Brasil 45 áreas e que por “uma série de fatores de ordem técnica”, optou-se por Limeira, que fica na Região Metropolitana de Piracicaba. “Este local que está sendo discutido tem em torno de dois milhões de metros quadrados, para implementação de barracões onde serão instalados equipamentos e computadores de um dos maiores Datacenter da América Latina”, afirmaram.
A localização levou em conta questões geográficas, disponibilidade de energia elétrica e vocação da cidade para implementação de empresas de tecnologia.
Eles fizeram uma explanação detalhada da área, que fica em Limeira, na divisa com Santa Bárbara D´Oeste, próximo ao rio Piracicaba e a Ponte do Funil. A primeira fase de implantação prevê uma área construída de 350 mil metros quadrados. E ainda compararam o tamanho do empreendimento com uma das maiores empresas de Limeira – a Ajinomoto, cuja planta tem 110 mil mentros quadrados de construção. “Ou seja, somente na primeira etapa, este empreedimento terá três vezes o tamanho da Anjinomoto em termos de edificação.
O acesso a área seria pela SP 306, rodovia Luís Ometto.
Mudança do Plano Diretor
A Prefeitura aguarda aprovação no Legislativo de um projeto der lei complementar que altera o zoneamento da área para que a multinacional se instale em Limeira. No Plano Diretor, a área consta como “rural” e o projeto altera para “urbana e industrial” porque leis federais impedem que multinacionais adquiram áreas rurais. Fazendo a alteração da lei, a área poderá ser comprada pelo grupo – cujo nome é mantido sob sigilo.
O que é um Datacenter
Também chamado de Centro de Processamento de Dados, o Datacenter é uma instalação física que as empresas usam para hospedar tecnologia da informação.
Contam com servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos, com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente e a continuidade do negócio de uma empresa.
Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados, além de processar grandes quantidades de informação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.