Zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, morre em São Paulo
O atleta faleceu após complicações cardíacas durante partida da Conmebol Libertadores e a família e colegas estão reunidos em São Paulo
O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, faleceu nesta terça-feira em São Paulo, conforme anunciado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O jogador, de 27 anos, sofreu morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória e complicações de arritmia cardíaca.
Izquierdo desmaiou em campo aos 39 minutos do segundo tempo do jogo contra o São Paulo, na última quinta-feira, no Morumbi. Apesar dos esforços médicos, o atleta não reagiu ao tratamento, e a morte foi confirmada inicialmente pelo clube uruguaio e, posteriormente, pelo hospital.
O corpo do jogador será transportado para o Uruguai com um voo da Força Aérea Uruguaia para velório e sepultamento.
Durante o jogo das oitavas de final da Conmebol Libertadores, Izquierdo caiu em campo e foi diagnosticado com arritmia cardíaca. No sábado, o hospital informou que o jogador sofreu uma parada cardíaca durante o transporte para o hospital e foi reanimado no local.
No domingo, os exames revelaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”, e o zagueiro permaneceu em estado crítico sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica.
A arritmia cardíaca de Izquierdo foi detectada há dez anos, enquanto ele jogava pelo Cerro, do Uruguai, conforme divulgado na segunda-feira pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá.
A família de Izquierdo, incluindo os pais Nelson e Sandra, e a esposa Selena, chegaram ao Brasil para acompanhar o tratamento. A família está acompanhada por membros da delegação do Nacional e por alguns jogadores do elenco.
Nesta terça-feira, os jogadores Calleri, Rafinha e Michel Araújo, do São Paulo, visitaram o hospital em sinal de solidariedade. Em respeito ao ocorrido, o Campeonato Uruguaio está suspenso, e ainda não há previsão para a retomada dos jogos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.