Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morre, aos 66 anos, o ex-boxeador Maguila

Ele sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer


Por Redação Educadora Publicado 24/10/2024
Morre, aos 66 anos, o ex-boxeador Maguila
Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (24) o ex-boxeador Maguila. José Adilson Rodrigues dos Santos tinha 66 anos e sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, causada por repetitivos golpes na cabeça e afeta, principalmente, ex-atletas de boxe. A Informação foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro.

Maguila nasceu em 12 de junho de 1958 e teve uma carreira de destaque no boxe entre as décadas de 1980 e 1990. Ele começou sua trajetória no boxe como amador e, em 1983, estreou no boxe profissional, na categoria peso-pesado. Ele se tornou conhecido pelo seu estilo agressivo, força física e carisma.

Maguila conquistou grande popularidade no Brasil, principalmente por ser o único peso-pesado de destaque no país durante muitos anos. Um dos seus principais títulos foi o campeonato sul-americano de pesos-pesados, que ele venceu em várias ocasiões. Ele também foi campeão brasileiro e latino-americano de boxe.

Em termos internacionais, Maguila enfrentou boxeadores de renome, como Evander Holyfield e George Foreman, mas não obteve vitórias nesses combates. Apesar de não ter chegado a disputar o título mundial de uma das grandes entidades do boxe, ele alcançou o topo dos rankings em alguns momentos de sua carreira. Seu cartel profissional inclui mais de 85 lutas, com cerca de 77 vitórias, sendo 61 por nocaute.

Após se aposentar em 2000, Maguila continuou na mídia, participando de programas de TV e promovendo o esporte. No entanto, sua saúde começou a declinar nos anos seguintes, e ele foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, uma condição degenerativa causada por repetidos traumas na cabeça, comum entre boxeadores.

Maguila é lembrado como um ícone do boxe brasileiro, especialmente pela sua representatividade em uma época em que o esporte não tinha grande tradição no país.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.