Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasileiro gasta R$ 200 por mês com ídolos e marcas, diz pesquisa

Valor é cinco vezes superior ao gasto médio mensal com cultura no Brasil


Por Redação Educadora Publicado 24/10/2024
Brasileiro gasta R$ 200 por mês com ídolos e marcas, diz pesquisa
Valor é cinco vezes superior ao gasto médio mensal com cultura no Brasil. Foto: Freepik

Uma pesquisa inédita realizada pela Monks, marca do grupo internacional de comunicação S4 Capital, revelou que os fãs brasileiros investem, em média, quase R$ 200 por mês em seus ídolos, valor cinco vezes superior ao gasto médio mensal com cultura no Brasil, que, segundo o IBGE, é de R$ 40.

O levantamento aponta que 38% da população brasileira se declara fã de algum ídolo, seja no mundo da música, do esporte, do audiovisual (filmes e séries) ou até mesmo dos games. Para esses aficionados, o consumo tem grande importância: 53% dos entrevistados afirmam que gastar com produtos e experiências relacionados aos seus ídolos é essencial para demonstrar sua dedicação, enquanto 37% acreditam que o nível de comprometimento pode ser medido pela quantia desembolsada.

Outro dado interessante da pesquisa mostra que 30% dos fãs compram ao menos uma vez por ano produtos oficiais de edição limitada. Além disso, há uma forte adesão ao consumo de conteúdos criados por outros fãs: 43% dos entrevistados disseram que gostam de adquirir produtos e materiais desenvolvidos por outros “fanáticos”.

SHOWS MOVIMENTAM MILHÕES NO BRASIL

A indústria de shows e eventos musicais também contribui para esses altos gastos. De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), apenas os turistas que viajaram para a capital paulista para assistir aos shows de Bruno Mars geraram um impacto econômico de R$ 102,7 milhões. O ingresso mais caro para o evento do cantor norte-americano no Brasil chegou a custar R$ 1.250.

Somente na cidade de São Paulo, o setor de shows e festivais movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, de acordo com a SPTuris. No segundo semestre de 2024, estão previstos 93 shows na capital paulista, oferecendo aos fãs ainda mais oportunidades para gastar com seus ídolos.

Para o tão aguardado retorno da cantora Shakira ao Brasil em 2025, os pacotes VIP, incluindo o Meet and Greet, foram comercializados por valores superiores a R$ 15 mil e se esgotaram rapidamente na pré-venda.

EXPERIÊNCIAS COM ÍDOLOS TRAZEM FELICIDADE

A motivação para esses altos investimentos, segundo a pesquisa, é o desejo de viver experiências únicas com os ídolos. Para 55% dos brasileiros, a felicidade gerada por esses momentos é o principal fator que impulsiona o consumo de produtos e conteúdos relacionados aos seus ídolos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.