Brasileiro gasta R$ 200 por mês com ídolos e marcas, diz pesquisa
Valor é cinco vezes superior ao gasto médio mensal com cultura no Brasil
Uma pesquisa inédita realizada pela Monks, marca do grupo internacional de comunicação S4 Capital, revelou que os fãs brasileiros investem, em média, quase R$ 200 por mês em seus ídolos, valor cinco vezes superior ao gasto médio mensal com cultura no Brasil, que, segundo o IBGE, é de R$ 40.
O levantamento aponta que 38% da população brasileira se declara fã de algum ídolo, seja no mundo da música, do esporte, do audiovisual (filmes e séries) ou até mesmo dos games. Para esses aficionados, o consumo tem grande importância: 53% dos entrevistados afirmam que gastar com produtos e experiências relacionados aos seus ídolos é essencial para demonstrar sua dedicação, enquanto 37% acreditam que o nível de comprometimento pode ser medido pela quantia desembolsada.
Outro dado interessante da pesquisa mostra que 30% dos fãs compram ao menos uma vez por ano produtos oficiais de edição limitada. Além disso, há uma forte adesão ao consumo de conteúdos criados por outros fãs: 43% dos entrevistados disseram que gostam de adquirir produtos e materiais desenvolvidos por outros “fanáticos”.
SHOWS MOVIMENTAM MILHÕES NO BRASIL
A indústria de shows e eventos musicais também contribui para esses altos gastos. De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), apenas os turistas que viajaram para a capital paulista para assistir aos shows de Bruno Mars geraram um impacto econômico de R$ 102,7 milhões. O ingresso mais caro para o evento do cantor norte-americano no Brasil chegou a custar R$ 1.250.
Somente na cidade de São Paulo, o setor de shows e festivais movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, de acordo com a SPTuris. No segundo semestre de 2024, estão previstos 93 shows na capital paulista, oferecendo aos fãs ainda mais oportunidades para gastar com seus ídolos.
Para o tão aguardado retorno da cantora Shakira ao Brasil em 2025, os pacotes VIP, incluindo o Meet and Greet, foram comercializados por valores superiores a R$ 15 mil e se esgotaram rapidamente na pré-venda.
EXPERIÊNCIAS COM ÍDOLOS TRAZEM FELICIDADE
A motivação para esses altos investimentos, segundo a pesquisa, é o desejo de viver experiências únicas com os ídolos. Para 55% dos brasileiros, a felicidade gerada por esses momentos é o principal fator que impulsiona o consumo de produtos e conteúdos relacionados aos seus ídolos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.