Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Trump é eleito presidente dos EUA

Trump assumirá oficialmente o cargo em 20 de janeiro de 2025


Por Redação Educadora Publicado 06/11/2024
Trump é eleito presidente dos EUA
Foto: Official White House Photo/Tia Dufour

O ex-presidente Donald Trump, de 78 anos, conquistou a vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Com a vitória em Wisconsin, o republicano alcançou a marca necessária de 270 votos no Colégio Eleitoral, ultrapassando a concorrente Kamala Harris, do Partido Democrata.

O anúncio da vitória de Trump ocorreu por volta das 7h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, após uma série de vitórias importantes em estados chave como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia. Além disso, ele segue à frente na apuração de estados cruciais como Michigan, Nevada e Arizona. Sua candidatura, que parecia incerta em alguns momentos da apuração, obteve êxito, garantindo-lhe a chance de um novo mandato na Casa Branca.

Ainda durante a madrugada, antes de Kamala Harris reconhecer oficialmente a derrota, Trump fez um discurso triunfal na Flórida, um dos estados onde obteve grande apoio. Em seu pronunciamento, o republicano abordou temas como imigração ilegal, reafirmou seu compromisso com o lema “promessas feitas serão cumpridas” e apelou pela união de todos os cidadãos americanos, enfatizando a necessidade de superar divisões internas.

A eleição de 2024 marca o retorno de Donald Trump ao poder, após sua derrota para Joe Biden nas eleições de 2020. Com essa reeleição, Trump entra para a história como o segundo presidente a conquistar a presidência em mandatos não consecutivos, seguindo o exemplo de Grover Cleveland, que exerceu a presidência em dois períodos não consecutivos no final do século XIX.

Trump assumirá oficialmente o cargo em 20 de janeiro de 2025, quando iniciará seu segundo mandato. Durante os primeiros dois anos de sua presidência, ele contará com o apoio de uma maioria republicana tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, o que pode facilitar a implementação de sua agenda política.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.