Balanço do 3º trimestre traz aumento de 184% na geração de emprego em Limeira
Os destaques em Limeira ficam para a fabricação de painéis, especiarias e equipamentos de segurança
O saldo de empregos formais na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) cresceu 5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023, com 5.666 postos de trabalho criados. Apesar do avanço, o desempenho ficou abaixo dos índices estaduais (18%) e nacionais (20%).
A Indústria de Transformação liderou a geração de vagas na RMP, com 2.989 postos, seguida por Atividades Administrativas e Comércio. No entanto, setores como Produção Primária, Construção Civil, Administração Pública, Saneamento e Informação e Comunicação registraram perdas de 730 vagas.
Limeira (SP), Elias Fausto (SP) e Leme (SP) foram os municípios que mais contribuíram para o aumento de contratações na indústria. Em Limeira, no 3º trimestre de 2023, empresas criaram 144 empregos formais, e no 3º trimestre deste ano, criaram 410 empregos formais, representando um aumento de 184,72%.
Os destaques em Limeira ficam para a fabricação de painéis, especiarias e equipamentos de segurança, consolidando o município como polo de geração de empregos na região.
As demissões a pedido e sem justa causa predominam, representando 83,6% dos desligamentos. Em pesquisa do Ministério do Trabalho, que entrevistou 53.692 trabalhadores entre 2023 e 2024, os trabalhadores citaram a busca por novos empregos, baixos salários e falta de reconhecimento como motivos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.