Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ação na Toledo Barros oferece testagem rápida de HIV e sífilis

Os exames são gratuitos, sigilosos e o resultado fica pronto em 20 minutos


Por Redação Educadora Publicado 26/11/2024
Ação na Toledo Barros oferece testagem rápida de HIV e sífilis
Foto: Arquivo/Secretaria de Comunicação Social

A Secretaria de Saúde de Limeira (SP) promove na sexta-feira (29), das 13h às 16h, uma ação para marcar o Dezembro Vermelho – mês de enfrentamento ao HIV / Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na data, o Serviço de Atendimento Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) estará na Praça Toledo Barros (ao lado do coreto), no Centro, para realizar a testagem rápida de HIV e sífilis.

Os exames são gratuitos, sigilosos e o resultado fica pronto em 20 minutos. Os interessados devem apresentar documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

Além dos testes, servidores do Semil irão distribuir folhetos, preservativos e estarão à disposição para orientar a população sobre o tema. A iniciativa também integra a 17º Campanha Estadual de Testagem de HIV e Sífilis – Fique Sabendo 2024.

Transmissão

A transmissão do vírus HIV se dá pela exposição sexual sem preservativo, uso compartilhado de seringa, transfusão de sangue contaminado ou por instrumentos que cortam ou furam não esterilizados. A transmissão também pode ocorrer da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

Tratamento

Em Limeira, o Semil é o serviço de referência em HIV / Aids, atuando no diagnóstico, tratamento e prevenção. A unidade fica na Rua Sergipe, 906, na Vila Cristovam. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das, 7h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-4796. Paralelamente ao Semil, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão aptas a realizar a testagem rápida.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.