Incêndio atinge fábrica em Americana; proprietário diz que perdeu tudo
Chamas se espalharam rapidamente em empresa de espuma e mobilizaram bombeiros de cinco cidades; não houve feridos
Um incêndio de grande porte atingiu, na manhã desta quinta-feira (28), uma fábrica de espuma localizada na Rua das Orquídeas, no bairro Cidade Jardim, em Americana (SP). O fogo se espalhou rapidamente e provocou pânico entre os moradores da Rua dos Cactos, cujas casas ficam encostadas nos fundos da empresa. Apesar do susto, a Defesa Civil informou que ninguém ficou ferido.
O proprietário da fábrica, Dirceu Chiliano, relatou em entrevista para a Educadora como tudo aconteceu e destacou a rapidez com que as chamas se espalharam. “Foi uma faísca que saiu da eletricidade, tomou proporção grande e não teve como fazer nada. É instantâneo. Na hora a gente não tem cabeça pra mais nada. É resíduo têxtil, então a facilidade é muito grande para pegar fogo. A combustão é muito grande”, disse.
Chiliano contou ainda que chegou a passar mal com o susto, mas não sofreu ferimentos. Ele lamentou a destruição da fábrica e revelou que o barracão e os materiais não tinham seguro. “A gente corre atrás do prejuízo. Com certeza vamos recomeçar. Amanhã já vamos atrás de um outro local para trabalhar”, afirmou.
Com as chamas muito próximas das residências, vários moradores retiraram eletrodomésticos, botijões de gás e outros pertences, com medo de perder os bens ou de que eles se transformassem em novos focos de incêndio. Alguns vizinhos ainda tentaram conter o fogo utilizando mangueiras de jardim, antes da chegada das equipes de resgate. Um caminhão-pipa auxiliou nos primeiros esforços de combate.
Em meio ao desespero, parte da população arrombou o cadeado de uma empresa na Rua dos Cactos para conseguir acesso ao imóvel, temendo que o fogo avançasse e houvesse risco de explosões. Os bombeiros inspecionaram tanto as casas vizinhas quanto a área interna da fábrica para garantir a segurança.
As equipes trabalharam em duas frentes: uma no interior da empresa, na Rua das Orquídeas, e outra nos fundos das casas da Rua dos Cactos, para impedir que as chamas se espalhassem. O combate contou com reforço dos bombeiros de Americana, Santa Bárbara d’Oeste (SP), Nova Odessa (SP), Sumaré (SP) e também do PAM (Plano de Auxílio Mútuo).
Além disso, a Guarda Municipal de Americana (Gama), a Polícia Militar (PM) e a Defesa Civil participaram da operação de apoio e segurança no local.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.