Governo de SP mobiliza aeronaves e brigadistas contra incêndios no interior
Operação reúne bombeiros, Defesa Civil de SP, brigadistas e aeronaves para conter focos e proteger a população e o meio ambiente
O Governo de SP atua neste domingo (14) no combate a 10 incêndios em andamento em diferentes regiões de São Paulo. A operação mobiliza a Defesa Civil de SP, o Corpo de Bombeiros, brigadistas, equipes da Fundação Florestal e usinas.
Ao todo, estão em ação uma aeronave de asa fixa e quatro aeronaves de asa rotativa, incluindo helicópteros Águia da Polícia Militar.
Governo de SP mobiliza aeronaves e brigadistas contra incêndios
As ocorrências atingem áreas de vegetação, pastagens e Áreas de Preservação Permanente (APPs) em municípios como Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Guaimbê, Votuporanga, Magda, Jahu e Alto Alegre.
A serra do Monte Branco, localizada na zona rural de Piracicaba, já teve cerca de 50 hectares de vegetação consumidos em um incêndio que teve início na última sexta-feira, 05/09.
A área total tem cerca de 150 hectares. Os focos estão a apenas 450 metros de distância da Estação Ecológica de Ibicatu, área dedicada à proteção ambiental, pesquisas científicas e educação conservacionista.
A Sala SP Sem Fogo segue monitorando os demais focos e coordenando a atuação integrada dos órgãos estaduais, municipais e brigadas, buscando reduzir os impactos à população e ao meio ambiente.
Receba alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens diretamente para os cidadãos, alertando sobre riscos de desastres naturais. O cadastro é gratuito e pode ser feito de duas formas:
Por SMS: envie o CEP da sua região para o número 40199.
Por WhatsApp: inicie uma conversa com o número (61) 2034-4611.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Também conta com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Cetesb, DER e Fundação Florestal.
A operação é permanente e ocorre em fases — verde, amarela e vermelha — de acordo com a severidade do clima e o risco de incêndios. As ações incluem prevenção, monitoramento e resposta rápida para reduzir danos à população e ao meio ambiente.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.