Golpes virtuais fazem novas vítimas em Limeira; moradores perdem dinheiro após clonagem e compra falsa
Em dois casos registrados na cidade, um homem teve o WhatsApp clonado e outro foi enganado em uma compra online de celulares; ambos os golpes envolveram transferências via Pix
Dois moradores de Limeira (SP) foram vítimas de golpes virtuais registrados nesta quinta-feira (23). Nos dois casos, os criminosos se aproveitaram da confiança das vítimas para aplicar fraudes e causar prejuízo financeiro.
No primeiro caso, um autônomo de 64 anos relatou que recebeu uma ligação de um número com prefixo de São Paulo (11) informando que seria do Google Maps. O interlocutor afirmou que era necessário confirmar dados para atualizar os anúncios da empresa no aplicativo. Durante o processo, a vítima seguiu as orientações repassadas e, logo em seguida, perdeu o acesso ao seu WhatsApp.
Minutos depois, amigos, clientes e familiares começaram a receber mensagens pedindo transferências via Pix. Um dos contatos chegou a enviar R$ 250 para uma conta em nome de uma pessoa identificada como Vinícius. A vítima agora tenta recuperar o número e já alertou todos os contatos sobre o golpe.
O segundo caso envolve um jovem de 25 anos, que informou ter comprado três aparelhos celulares de um perfil no Instagram. Ele realizou dois pagamentos via Pix, somando R$ 1.300, mas após o envio do dinheiro, não recebeu os produtos.
Ao tentar contato com a empresa, o rapaz foi bloqueado no WhatsApp e também no Instagram. Ele apresentou os comprovantes das transferências no boletim de ocorrência.
As duas situações foram registradas no Plantão Policial de Limeira. As vítimas foram orientadas a adotar as medidas cabíveis e a procurar as operadoras e instituições financeiras para bloquear os acessos e tentar reaver os valores. A Polícia Civil vai investigar os casos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.