Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeirense que cursa Medicina na USP dá aula em cursinho popular da universidade

Enzo Bigotto, estudante de Medicina da USP de Ribeirão Preto, é um dos professores voluntários do Cursinho Popular de Medicina, iniciativa criada por universitários para democratizar o acesso ao ensino superior


Por Rafael Coelho Publicado 05/11/2025

O limeirense Enzo Bigotto, aluno de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP), encontrou uma forma de retribuir o que aprendeu na vida acadêmica: dar aulas para quem sonha em ingressar na universidade. Ele é um dos professores do Cursinho Popular de Medicina, projeto gratuito idealizado e mantido por estudantes da graduação da USP, com o objetivo de preparar jovens de baixa renda para o vestibular.

“O Cursinho Popular de Medicina é uma forma da gente, como aluno, retribuir para a sociedade e possibilitar o acesso de pessoas, principalmente de baixa renda, a um ensino de qualidade”, explicou Enzo. O estudante destaca que a iniciativa é inteiramente organizada pelos próprios universitários, que se dividem em funções como gestão, finanças, elaboração de materiais e, claro, as aulas.

Segundo ele, o cursinho segue um formato semelhante ao dos tradicionais preparatórios. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã, em Ribeirão Preto. Os professores são alunos dos cursos de Medicina e de outras graduações do campus. “Nós nos organizamos para dar aulas de disciplinas como matemática, biologia e química. Tudo de forma voluntária”, contou.

Para participar, os interessados passam por um processo seletivo com conteúdo do ensino médio. Os aprovados recebem aulas presenciais e material didático do Sistema Poliedro, parceiro do projeto. “É muito gratificante ver alunos de periferia e de baixa renda conquistando uma vaga na universidade, muitas vezes se tornando nossos colegas de curso”, destacou Enzo.

Educação gratuita também em Limeira

Assim como o cursinho da USP, Limeira (SP) também conta com uma iniciativa voltada à preparação de estudantes para o ensino superior. É o Cursinho Pré-Vestibular Colmeia, programa gratuito mantido pela Prefeitura de Limeira, em parceria com a Unicamp, por meio da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

O Colmeia é destinado a jovens e adultos limeirenses que estão cursando o 3º ano do ensino médio ou que já concluíram essa etapa, mas ainda não ingressaram em uma faculdade. O objetivo é preparar os alunos para o Enem e os vestibulares de universidades públicas, além de reforçar o conteúdo para concursos.

De acordo com Maria Helvira Arantes Andrade, assistente social da Secretaria de Educação, o projeto é totalmente gratuito. “A prefeitura repassa os recursos para o pagamento dos professores, que são graduandos e pós-graduandos da Unicamp, e o programa é executado por dois professores doutores da universidade”, explicou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.