Prefeitura de Limeira intensifica limpeza da drenagem urbana para enfrentar período de chuvas
Ações preventivas alcançam ruas, avenidas, marginais e escolas, com foco na redução de alagamentos
Com o aumento das chuvas neste período do ano, a Prefeitura de Limeira (SP) reforçou os trabalhos de manutenção da rede de drenagem urbana, realizando a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, galerias pluviais e tubulações em diferentes pontos da cidade para melhorar o escoamento da água e evitar transtornos à população.
Ao longo da primeira quinzena de dezembro, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuaram em locais considerados estratégicos, especialmente em áreas com histórico de acúmulo de água. Os serviços contaram com o uso de caminhão hidrojato e incluíram intervenções na Rua Senador Vergueiro, na região central, na rotatória de acesso a Cordeirópolis, na Avenida Maria Theresa Silveira de Barros Camargo e nas ruas Piauí, na Vila Cláudia, e Noel Rosa, no Parque Interlagos. Também foram atendidas as avenidas Maria Buzolin e Araras.
A Marginal Tatu Oeste recebeu uma frente específica de trabalho, com limpeza de bocas de lobo em vários trechos, principalmente nas imediações de viadutos, do Viveiro Municipal e da área do Sesi, pontos onde o volume de água costuma ser mais intenso durante temporais.
Além da rede de águas pluviais, o município executou serviços de limpeza em tubulações de esgoto em unidades da rede de ensino, com o objetivo de garantir o funcionamento adequado da infraestrutura. As ações ocorreram na Emeief Mauro Sérgio Vieira, no Bairro Boa Vista; na Emei Célio Sampaio Silva, na Vila Camargo; na Emei Theresa Veronesi d’Andrea, no Jardim Gustavo Piccinini; e nos centros infantis Dinah Bertolini de Moraes, no Jardim Santa Eulália, e Jonas Pereira Brito, no Residencial Village.
Segundo a administração municipal, o trabalho preventivo é fundamental para minimizar os impactos das chuvas intensas, preservar a infraestrutura urbana e oferecer mais segurança e conforto aos moradores.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.