Cavalos do Horto Florestal são levados por grupo de adolescentes em Limeira
Dois menores foram localizados após animais serem retirados de área cercada; cavalos foram recuperados e devolvidos ao local
Dois menores, de 10 e 16 anos, foram levados à delegacia após cavalos do Horto Florestal serem retirados de uma área cercada durante a madrugada, em Limeira (SP). Os animais foram recuperados e devolvidos ao local, e as medidas cabíveis foram adotadas conforme prevê a legislação.
Durante a madrugada, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) fazia patrulhamento nas imediações do Horto Florestal quando avistou um grupo de seis a oito menores de idade na região. Dois deles puxavam uma corda à qual estavam presos dois cavalos, enquanto outros acompanhavam de bicicleta.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os menores correram em direção à área de mata. Dois deles foram alcançados: um adolescente de 16 anos e uma criança de 10 anos. Segundo as informações do boletim de ocorrência, a cerca do Horto Florestal havia sido rompida, permitindo a saída dos animais. Dois cavalos chegaram a ser levados, enquanto os demais fugiram para a mata.
A equipe prestou apoio para conduzir os cavalos de volta ao Horto Florestal, onde o responsável pelos animais fez a conferência e recolheu os que haviam escapado. Apenas um cavalo permaneceu desaparecido na área de mata até o encerramento da ocorrência.
O adolescente de 16 anos informou que permaneceu do lado de fora do local e que outros jovens romperam a cerca, pedindo que ele ajudasse a conduzir os cavalos. Ele foi ouvido na presença da mãe e, após os procedimentos, entregue à responsável mediante termo de compromisso.
Já a criança de 10 anos foi encaminhada ao Conselho Tutelar, uma vez que a mãe não foi localizada no momento da ocorrência. O caso foi registrado para acompanhamento e adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A situação foi encerrada após a recuperação dos animais e o encaminhamento dos menores aos responsáveis legais.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.