Carteira de identificação do autista: 130 mil são emitidas em 2025; saiba como solicitar
A emissão gratuita da Carteira de Identificação representa um avanço na garantia de direitos da pessoa no espectro autista
O Governo de São Paulo alcançou em 2025 a marca de 130 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).
A iniciativa é liderada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e integra as diretrizes do Plano Estadual Integrado (PEI).
Lançado em abril de 2023, tem o propósito de ampliar o suporte e os serviços oferecidos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A emissão gratuita da Carteira de Identificação representa um avanço na garantia de direitos da pessoa no espectro autista, além de fortalecer a inclusão e a acessibilidade.
O registro surgiu do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), uma política pública voltada à inclusão e autonomia, criada para facilitar que pessoas com TEA sejam identificadas e recebam tratamento adequado.
O Governo do Estado segue comprometido com a ampliação desse programa, fortalecendo a rede de acolhimento e aprimorando o sistema. Outro exemplo de importante realização em 2025 foi a inauguração do Centro TEA Paulista, em junho.
Com seis meses de funcionamento, o equipamento da SEDPcD se tornou referência no acolhimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares, ao somar 3.297 atendimentos para 792 pessoas.
Como solicitar a CipTEA
A CipTEA pode ser solicitada digitalmente pelo site ciptea.sp.gov.br ou presencialmente em uma das mais de 240 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado.
Para a emissão, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, além dos documentos pessoais do beneficiário e de seu responsável.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.