Aulas da rede municipal de Limeira retornam nesta terça; transporte escolar operará normalmente
Mais de 25 mil alunos retomam atividades
As aulas da rede municipal de ensino de Limeira (SP) recomeçam nesta terça-feira (3), com o retorno de 25.648 estudantes matriculados na educação infantil, incluindo unidades próprias e conveniadas do programa Bolsa Creche, além do ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
Com o início do ano letivo, os serviços de apoio também voltam a operar, entre eles o transporte escolar. O tema gerou questionamentos nos últimos dias, mas, segundo a Secretaria de Educação, o atendimento aos alunos está garantido.
De acordo com o secretário de Educação, Antonio Montesano Neto, o município mantém há anos o transporte escolar não apenas para estudantes da zona rural, mas também para bairros periféricos que ainda não possuem unidades escolares. “Como esses bairros ficam a mais de dois quilômetros da escola mais próxima, a prefeitura fornece o transporte por meio de ônibus, que buscam as crianças nos bairros e as levam até as unidades”, explicou em entrevista ao Meio Dia nesta segunda-feira (2). Segundo ele, somando redes municipal e estadual, mais de 2 mil alunos são atendidos pelo serviço.
Montesano relatou que, no início da atual gestão, houve tentativa de unificação do transporte com o governo do Estado, por meio de convênio. No entanto, o acordo não foi concluído dentro do prazo. “Isso acabou gerando um problema, porque o contrato anterior não foi renovado. Quando percebemos a situação, fizemos a proposta de renovação, que não foi aceita”, afirmou. Ele acrescentou que há uma licitação em andamento, atualmente questionada no Tribunal de Contas, mas que medidas emergenciais foram adotadas. “Amanhã tem que ter ônibus. Por isso, a prefeitura contratou uma empresa para garantir o transporte escolar. Amanhã, o transporte funciona normalmente”, disse.
Para este início de semestre, as escolas também tiveram reforço nas equipes, com a convocação de mais de 120 monitores, além de professores aprovados em concurso público e profissionais contratados por processo seletivo.
Desde o começo do ano, as unidades da rede municipal receberam materiais pedagógicos. Foram distribuídos mais de três mil brinquedos educativos para a educação infantil e cerca de 45 mil livros didáticos destinados ao ensino fundamental, por meio do programa Alfabetiza Brasil, desenvolvido em parceria com os governos federal e estadual.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.