Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2026

Celebração abre o período de quarenta dias de oração, jejum e caridade para a vivência da Páscoa


Por Redação Educadora Publicado 18/02/2026
Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2026
Foto: Freepik

Segundo a Igreja Católica Apostólica Romana inicia, nesta quarta-feira (18/2) o tempo santo da Quaresma, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, um dos momentos mais significativos do calendário litúrgico. É um chamado forte à conversão, à oração, ao jejum e à caridade, preparando o coração dos fiéis para a celebração da Páscoa do Senhor.

A imposição das cinzas, acompanhada das palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”, recorda a fragilidade da vida humana e a necessidade de um caminho renovado de fé e esperança. Este gesto simples, mas profundamente simbólico, marca o início de quarenta dias de recolhimento espiritual e compromisso cristão.

Para o bispo diocesano de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau, a Quarta-feira de Cinzas é um forte convite à conversão concreta:
“O sinal das cinzas nos recorda nossa fragilidade, mas também nos chama à esperança. Converter-se é permitir que Deus transforme o nosso coração e nos torne mais sensíveis à dor do outro, especialmente daqueles que não têm um lugar digno para morar.”

Neste ano, a caminhada quaresmal é vivida em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que traz como tema “Fraternidade e Moradia”e como lema
“Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

Inspirada no mistério da Encarnação, a campanha convida a Igreja e a sociedade a refletirem sobre a realidade da moradia no Brasil e o direito de toda pessoa a um teto digno. Ao destacar que Deus escolheu “morar entre nós”, a CF 2026 ilumina a urgência de olhar para a situação de milhões de brasileiros que vivem sem acesso a uma habitação adequada, expressão dolorosa de exclusão social e de violação da dignidade humana.

Em Limeira, a Santa Missa com imposição das cinzas será presidida por Dom José, na Catedral Nossa Senhora das Dores, às 19h30, reunindo o povo de Deus para este importante início de jornada espiritual.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.