Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lojistas querem comércio de Limeira aberto em todos os sábados até às 16h

Sindicato dos comerciários recebeu notícia com indignação e aguarda posicionamento da entidade patronal


Por Renata Reis Publicado 18/02/2020
Foto: José Cruz/ABr

A Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) informou que a Comissão de Representantes dos Empresários do Comércio da cidade definiu o calendário de abertura das lojas até abril, em reunião realizada no último dia 14. Neste encontro, a Acil informa que, a partir do próximo dia 22, o comércio funcionará em todos os sábados das 9h às 16h.

“Isto ocorre após o vencimento do acordo coletivo de fim de ano, que teve sua validade vencida no dia 11 de janeiro”, diz a nota da Acil, que ressalta que nos dias 7 de março e 11 de abril, o horário será das 9h às 18h, “por serem na semana de pagamento, algo que já é de costume da cidade”.

SEMANA DO CARNAVAL
Na semana do Carnaval, o horário também terá alterações. Na segunda-feira (24), o horário seguirá das 9h às 18h; no dia 25 (Carnaval) o comércio de rua permanece fechado e, na Quarta-Feira de Cinzas (26), as lojas iniciarão o atendimento das 12h às 18h.

FERIADOS
Haverá também horário diferenciado nas vésperas de feriados, “pois entendeu-se que estas datas são consideradas especiais”. A Acil informa que nos dias 9, 20 e 30 de abril o comércio limeirense trabalhará das 9h às 20h.

“O nosso intuito com estas datas é fomentar o comércio da cidade, e esperamos que haja a adesão de uma boa parcela das lojas”, diz Leandro Zaros, representante da Comissão.

A nota da Acil ressalta que o novo horário foi elaborado de acordo com a legislação federal e a Lei Municipal número 6.113/2018, que permitem a abertura em horário e data estendida. “A adesão ao calendário é facultativa ao lojista, além de respeitar todas as normas e imposições vigentes da CLT”.

O LADO DOS COMERCIÁRIOS
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Limeira, Paulo Cesar da Silva, disse em entrevista ao Educadora Meio Dia desta terça-feira (18): “mais uma vez querem passar a perna no comerciário”. Ele diz que a classe trabalhadora recebeu com indignação o calendário divulgado e afirma que quem deve fazer esse tipo de negociação é o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores.

Sem contar que 90% dos empresários querem a renovação do acordo de antes”.
Paulinho diz que aguarda posicionamento do sindicato patronal e, a depender do entendimento, cogita notificar cada empresário para firmar acordos individuais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.