BRK traz para Limeira o UPDown, projeto de basquete para pessoas com Síndrome de Down

Iniciativa vai atender gratuitamente limeirenses com aulas esportivas e conta com equipe multidisciplinar para ajudar no fortalecimento da autonomia e da cooperação entre os praticantes


Por Redação Educadora Publicado 06/05/2025

O projeto UpDown utiliza o basquete como ferramenta de desenvolvimento físico, psicológico e social de crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down. Lançado em 2022 em Campinas (SP), o projeto chega a Limeira (SP) por iniciativa da BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade e patrocinadora do projeto desde o seu início. A proposta faz parte das ações da companhia que visam levar o saneamento para muito além do básico, proporcionando qualidade de vida e saúde à população limeirense.

“Temos muito orgulho de apoiar o Projeto UpDown. Essa iniciativa, aderente aos valores da BRK, reforça o poder de transformação e a importância de juntos construirmos uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva”, afirma Fernando Mangabeira, diretor da BRK no Interior de São Paulo. “Com o projeto, levamos inclusão, desenvolvimento e acessibilidade por meio do esporte”, completa.

Nesta segunda-feira (5), o projeto realizou uma aula demonstrativa, e que marcou a abertura das atividades na cidade, na quadra de esportes “Adirson Vieira”, localizada na Vila Piza. O local foi cedido pela Prefeitura de Limeira, que apoia a iniciativa, e será a base de treinamentos do UpDown. As atividades acontecerão inicialmente uma vez por semana e, em breve, devem ser ampliadas para duas aulas semanais.

“O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento. Por isso, temos o compromisso de apoiar iniciativas como essa, que tornam Limeira uma cidade mais humana, acolhedora e acessível para todos”, destaca o prefeito Murilo Félix.

Projeto reúne equipe multidisciplinar e foi reconhecido em 2024

Realizado pela Associação dos Esportes Olímpicos (ASSEO) e pelo Centro de Síndrome de Down (CESD), o UpDown tem como principal idealizador o ex-treinador de basquete feminino Antonio Carlos Vendramini, multicampeão pelas equipes que dirigiu no País. Em 2024 foi eleito como o melhor projeto social do ano pela Liga de Basquete Feminino (LBF) no Prêmio LBF Social 2024.

O trabalho resultou até aqui na formação do primeiro time brasileiro de basquete com Down. Para isso, conta com o respaldo de uma equipe multidisciplinar composta por um técnico de quadra especializado, fisioterapeuta e psicopedagogos responsáveis pelos trabalhos e pelo acompanhamento dos alunos atendidos.

Essa composição já existente no projeto de Campinas será replicada no núcleo limeirense do UpDown, garantindo todo o suporte necessário.

Iniciativa visa apoiar o trabalho das instituições limeirenses

Na prática, a ideia é que os treinos de quadra sirvam para que os alunos atendidos tenham acesso a práticas do basquete como forma de fortalecer a autonomia e a cooperação entre os praticantes.

Em Limeira, inicialmente o público do projeto será composto por crianças, adolescentes e adultos que já são atendidos por instituições da cidade especializadas neste público: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Amigos Especiais de Limeira (AEL) e Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL).

A abertura para outras instituições interessadas e também para quem não faz parte de nenhuma delas deve ocorrer com o desenvolvimento do projeto na cidade e a partir da ampliação da demanda.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.