MP apura denúncia de irregularidades na base do Independente de Limeira
Jovem de 15 anos teria sido submetido a condições inadequadas; o Independente nega todas as denúnicas
O Independente de Limeira é alvo de apuração após denúncia de supostas irregularidades envolvendo um jovem atleta de 15 anos.
De acordo com informações da família do jogador encaminhadas ao Ministério Público e à Polícia Civil – segundo divulgado pelo Portal Léo Dias -, o adolescente foi aprovado em uma avaliação realizada em dezembro de 2024. A proposta à família incluía moradia, alimentação, transporte escolar e participação no Campeonato Paulista da categoria. No entanto, segundo os relatos, a estrutura oferecida teria sido diferente da prometida.
A família afirma que o jovem foi alojado em um imóvel com condições precárias, sem supervisão de adultos, móveis adequados ou higiene básica. Além disso, houve cobrança de mensalidade e outras taxas, como inscrição em torneio e suposta transferência entre clubes. A Lei Pelé (Lei 9.615/98) proíbe esse tipo de cobrança por parte de clubes formadores quando se trata de menores de idade.
Não houve contrato formal, e o deslocamento para a escola seria feito a pé. A alimentação era fornecida em outro endereço. O jovem também relatou ter sido furtado no alojamento, o que teria gerado insegurança.
A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência por estelionato e maus-tratos. A Promotoria da Infância e Juventude de Limeira analisa o caso. O jovem já retornou à cidade onde mora com a família.
O INDEPENDENTE
Segundo o presidente do Galo, Marinho, a denúncia é infundada e o alojamento está em ordem. O local é supervisionado por funcionários do clube, sendo ex-atletas da cidade. Diversas imagens e até relatos de outros garotos foram colhidos para a defesa do Independente.
O caso vai seguir para a Justiça e o clube deve tomar as devidas atitudes judicialmente contra os denunciantes e também contra o portal que divulgou o caso sem a versão do Galo.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.