Veja os principais números e destaques da 1ª fase do Paulistão
Com o término da etapa de classificação, novo formato do maior Estadual do país impressiona pelas estatísticas gerais


Com oito classificados para o mata-mata e dois rebaixados, a primeira fase do Paulistão Casas Bahia 2026 se encerrou no último domingo (15), com emoção até o apito final da última partida. Todos os confrontos aconteceram de forma simultânea.
Com gol nos acréscimos, o Capivariano arrancou um triunfo por 1 a 0, garantindo a classificação às quartas de final diante do Botafogo. Em Indaiatuba, ocorreu um duelo entre equipes que brigavam contra o descenso: Primavera e Noroeste protagonizaram um dos jogos mais movimentados do campeonato, com empate por 3 a 3, quando ambos os clubes escaparam do rebaixamento. No Estádio José Maria de Campos Maia, a Portuguesa venceu o Mirassol de virada, assegurando não apenas uma vaga na próxima fase, mas também o mando de campo nas quartas de final. Já o Leão da Alta Araraquarense deu adeus à competição.
O Palmeiras ficou no 1 a 1 com o Guarani, na Arena Crefisa, encerrando a fase classificatória na segunda posição geral, enquanto o Bugre se despediu do torneio. Em Campinas, o São Paulo visitou a já rebaixada Ponte Preta e venceu por 2 a 1, garantindo a sexta colocação e a permanência na disputa do torneio. No duelo entre duas equipes já classificadas, o Red Bull Bragantino venceu o Novorizontino por 3 a 0 e fechou a rodada na terceira posição. Apesar da derrota, o Tigre manteve a liderança geral.
Na Baixada Santista, o Santos aplicou a maior goleada desta edição do estadual ao vencer o Velo Clube por 6 a 0, na Vila Belmiro, confirmando vaga nas quartas de final na oitava colocação. Por outro lado, o Galo Vermelho disputará a Série A2 em 2027. Por sua vez, no ABC Paulista, o Corinthians venceu o São Bernardo por 1 a 0 e garantiu a classificação na quinta posição, enquanto o Bernô foi eliminado.
As quartas de final começam no próximo fim de semana, com dois jogos em cada dia. No sábado (21), Red Bull Bragantino x São Paulo, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, às 18h30, e Palmeiras x Capivariano, às 20h30, na Arena Crefisa Barueri. No domingo, Novorizontino x Santos, às 16h, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, e Portuguesa x Corinthians, no Canindé, às 20h30.
Números dos clubes
Diversas equipes se destacaram na primeira fase do Paulistão Casas Bahia. O Novorizontino liderou a classificação geral com 19 pontos. Foi o melhor mandante, vencendo as quatro partidas disputadas no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, além de ter sido a equipe que mais marcou gols: 16 no total. O Red Bull Bragantino foi a equipe menos vazada da fase classificatória, sofrendo apenas dois gols. A Portuguesa foi o melhor visitante do torneio, com três vitórias e apenas uma derrota.
O Corinthians foi o time com maior média de posse de bola nas primeiras oito rodadas, com 60,8%, seguido por São Paulo (60,5%) e Mirassol (60,2%).
No setor ofensivo, o Noroeste liderou as estatísticas de precisão nas finalizações, com 51,4%, seguido por Portuguesa (49,4%) e Corinthians (48,4%). O Norusca também esteve no topo no aproveitamento em cruzamentos, com 35,5%, à frente de Red Bull Bragantino (32,1%) e Mirassol (31,4%). Já na conversão de finalizações, o Novorizontino ficou na liderança, com 17% de aproveitamento. Primavera (13,5%) e Noroeste (12%) completam o top 3.
Defensivamente, o Red Bull Bragantino mostrou sua força, sendo a equipe com menos gols sofridos (dois), seguido por Corinthians, Palmeiras, Botafogo e Capivariano, todos com quatro gols contra. O Massa Bruta também apresentou o menor número de finalizações sofridas: 75 no total. Na sequência aparecem Corinthians (78) e Mirassol (90). O Corinthians foi o time que menos permitiu arremates no alvo, com apenas 19, seguido por Mirassol (20) e Red Bull Bragantino (21).
Estatísticas dos atletas
No desempenho individual, vários atletas se destacaram nos dois lados do campo. Robson, do Novorizontino, foi o artilheiro da primeira fase, com sete gols. Em seguida aparecem Carlão (Noroeste), Gabriel Barbosa (Santos), Gabriel Poveda (Primavera), Calleri (São Paulo), Flaco López (Palmeiras) e Rômulo (Novorizontino), todos com quatro gols.
Nas assistências, cinco jogadores dividiram a liderança, com três passes para gol: Rômulo (Novorizontino), Diego Mathias (Noroeste), Lucas Barbosa (Red Bull Bragantino), Flaco López (Palmeiras) e Ramón Sosa (Palmeiras).
Considerando gols e assistências somadas, Robson lidera com nove participações diretas em gols. Flaco López e Rômulo aparecem com sete, enquanto Gabriel Barbosa soma cinco. Renê, da Portuguesa, roubou a cena no número de finalizações, com 22 chutes, seguido por Maceió, também atleta da Lusa e Gabriel Poveda do Primavera, ambos com 19.
Nas estatísticas defensivas, Maurício Antônio, do Guarani, foi o atleta com melhor índice de duelos vencidos, com 75,6%. Na sequência aparecem Ligger e Afonso, do Primavera, com 69,4% e 68,4%, respectivamente.
Entre os goleiros, Cleiton, do Red Bull Bragantino, registrou o maior percentual de defesas, com 94,1%, seguido por Carlos Miguel (Palmeiras), com 92,3%, e Caíque França (Guarani), com 85,7%. No quesito defesas difíceis, Diogo Silva, da Ponte Preta, liderou com 12 intervenções. Cleiton, Caíque França e Gabriel Brazão (Santos) aparecem na sequência, com nove defesas cada.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.



