Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alesp isenta cobrança de ICMS na venda de absorventes íntimos ao Estado

Também estão na lista de produtos isentos de ICMS os absorventes internos, tampões higiênicos, coletores, entre outros


Por Redação Educadora Publicado 17/11/2021
Foto: Karolina Grabowska/Pexels

A Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou nesta terça-feira (16) projeto da Mesa Diretora que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a venda de absorventes íntimos femininos ao governo do Estado. A iniciativa recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (DEM), membro da Comissão de Saúde.

De acordo com o parlamentar, também estão na lista de produtos isentos de ICMS os absorventes internos, tampões higiênicos, coletores e discos menstruais, calcinhas absorventes e panos absorventes íntimos. Esta medida passa a valer imediatamente, com a promulgação da autorização pelo presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB). 

“Esta iniciativa, de falar sobre a venda de absorventes, surge no momento em que o país debate a ‘pobreza menstrual’. O termo é utilizado nas situações em que mulheres não têm acesso aos itens de higiene necessários durante o período menstrual e não receberam a educação e a informação adequadas sobre a menstruação. Por isso, considero fundamental esta medida para a comunidade”, comentou. 

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 82/2021, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que autoriza a isenção do ICMS nas operações com cimento asfáltico de petróleo, denominado “asfalto ecológico” ou “asfalto de borracha”. “Estamos atentos às necessidades e às demandas apresentadas pelos municípios”, garantiu.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.