Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bicentenário da Independência: como a data comemorativa foi escolhida

Dificuldade em relatar a declaração de Independência alterou a data


Por Redação Educadora Publicado 06/09/2022
Bicentenário da Independência como a data comemorativa foi escolhida
Livro reúne artigos sobre a produção estatística do país

Bicentenário da Independência – Você sabia que já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil? O 7 de setembro, quando a independência foi de fato proclamada, e o 12 de outubro?

D. Pedro I proclamou a independência em 7 de setembro de 1822, isso todos os brasileiros já sabem. Mas, na época, não. Com a dificuldade de propagação das informações pelo gigantesco território nacional, a maioria das pessoas não ficou sabendo disso no dia, nem sequer no próprio mês de setembro.

A população em geral só ficou a par das boas-novas em 12 de outubro do mesmo ano, data do começo do reinado de Dom Pedro I como imperador do Brasil e também o dia do aniversário de 24 anos dele.  Isso mesmo, quando proclamou a Independência, ele era muito jovem, tinha apenas 23 anos. As informações são da Agência Brasil.

Bicentenário da Independência: como a data comemorativa foi escolhida

Quando Dom Pedro I abdicou do trono em nome do filho, em 1831, para voltar a Portugal, não fazia mais sentido comemorar sua coroação de 12 de outubro. A ideia então era passar a celebração para o dia 2 de dezembro, data de nascimento de Dom Pedro II. Mas, como na época ele era um menino de apenas 6 anos, que não assumiu o poder de fato, a data não pegou.

Foi só aí que o 7 de setembro retomou a força e se consolidou como o Dia da Independência do Brasil.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.