Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Café registra primeira queda de preço em 18 meses, mas segue 76% mais caro em um ano

Prévia da inflação aponta recuo em julho, mas consumidor ainda paga quase o dobro em relação a 2024


Por Redação Educadora Publicado 25/07/2025
Café registra primeira queda de preço em 18 meses, mas segue 76% mais caro em um ano
Prévia da inflação aponta recuo em julho, mas consumidor ainda paga quase o dobro em relação a 2024 – Foto: Reprodução/Freepik

Depois de um ano e meio de aumentos consecutivos, o café apresentou uma leve redução de preço em julho, com queda de 0,36%, conforme a prévia da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). A última vez que o grão havia ficado mais barato foi em dezembro de 2023.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15 avalia a variação dos preços entre os dias 16 do mês anterior e 15 do mês de referência. Na semana passada, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), já havia indicado tendência de recuo para o produto.

Apesar do alívio momentâneo, o café moído acumula inflação de 76,5% nos últimos 12 meses. Segundo a Associação Brasileira de Café (Abic), em junho, o quilo do café tradicional custava em média R$ 66,70, enquanto no mesmo período de 2024 era vendido por cerca de R$ 35,17.

No geral, o IPCA-15 registrou inflação de 0,33% em julho. O grupo Alimentação e Bebidas, no qual o café está incluído, teve queda de 0,06% no período.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.