Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eric Dane, de “Grey’s Anatomy”, morre aos 53 anos após batalha contra ELA

Ator havia tornado público o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica há cerca de dez meses


Por Redação Educadora Publicado 20/02/2026
Eric Dane, de “Grey’s Anatomy”, morre aos 53 anos após batalha contra ELA

O ator Eric Dane, conhecido pela interpretação de Mark Sloan na série Grey’s Anatomy, morreu nesta quinta-feira (19), aos 53 anos. Ele enfrentava a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta o sistema nervoso.

Em comunicado enviado à imprensa, a equipe do artista informou que ele faleceu tarde, após uma luta considerada quente contra a doença. Segundo a nota, Dane passou os últimos dias ao lado da esposa e das filhas, Billie e Georgia, além de amigos próximos. A família também pediu respeito e privacidade neste momento.

Ao longo do tratamento, o ator passou a defender a conscientização e o incentivo à pesquisa sobre a ELA, buscando dar visibilidade à condição e apoiar outras pessoas que enfrentam o mesmo diagnóstico. Ele também demonstrou gratidão pelo carinho e apoio recebido dos fãs.

Dane revelou publicamente que havia sido revelado com a doença em abril do ano passado, ele escreveu a ELA como “uma doença terrível”. Uma condição que provoca a degeneração progressiva dos neurônios motores, levando à perda gradual da capacidade de falar, caminhar, se alimentar e respirar sem ajuda. Embora não tenha cura, existem tratamentos que ajudam a retardar sua progressão.

Após o diagnóstico, o ator passou a contar com cuidados de enfermagem 24 horas por dia, e uma informação que repercutiu do relato da atriz Rebecca Gayheart, ex-mulher de Dane. Segundo ela, a rotina de cuidados era organizada em 21 turnos, e, quando havia falhas na escala, ela assumia parte do acompanhamento.

Rebecca também teve dificuldades para obter solicitação de convênio para atendimento domiciliar contínuo, afirmando que precisou insistir diversas vezes para garantir a presença das equipes de enfermagem. Em uma das situações mencionadas, conto que recorreu a amigos do ator para cobrir um turno de 12 horas que não conseguiu preencher.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.