Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Governo de SP reforça ações de proteção às mulheres no Carnaval

Iniciativas do movimento SP Por Todas ocorrem no Sambódromo e em blocos de rua na capital


Por Redação Educadora Publicado 15/02/2026
Governo de SP reforça ações de proteção às mulheres no Carnaval
Bandeira do SP Por Todas no Sambódromo no sábado (14) – Foto: Divulgação

A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo de São Paulo intensificou ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher durante o Carnaval na capital paulista. As iniciativas fazem parte do movimento SP Por Todas e incluem atividades no Sambódromo do Anhembi e em blocos de rua.

As ações começaram no período de pré-Carnaval e seguem durante os dias oficiais de festa. No Sambódromo, uma faixa do movimento foi exibida durante os desfiles das escolas de samba na sexta-feira (13) e no sábado (14). A partir deste domingo (15), a divulgação passou a ocorrer também nos trajetos dos blocos de rua.

Equipes da secretaria estão presentes em diferentes pontos da cidade com distribuição de materiais informativos sobre o protocolo “Não se Cale” e orientações sobre canais de denúncia. Também é incentivado o uso do aplicativo Mulher Segura, que permite o registro de boletim de ocorrência 24 horas por dia e conta com botão de emergência para mulheres com medida protetiva.

Durante os desfiles no Sambódromo, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Móvel realizou atendimento a vítimas de violência, com registro de ocorrências e encaminhamentos, quando necessário, para outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML). Um ônibus do programa também ofereceu acolhimento e orientação.

Nos blocos de rua, policiais militares femininas atuam no atendimento imediato a casos de importunação sexual, em articulação com a Cabine Lilás do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), responsável pelo monitoramento de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher.

Segundo o governo estadual, as ações integram a estratégia de reforço da segurança e de divulgação dos serviços disponíveis para mulheres durante grandes eventos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.