Tornado deixa seis mortos e causa destruição em cidades do Centro-Sul do Paraná
Fenômeno atingiu categoria EF3 e devastou Rio Bonito do Iguaçu, onde 80% do município foi destruído
Um tornado com ventos estimados em 250 km/h provocou uma manhã de devastação neste sábado (8) em municípios da região Centro-Sul do Paraná. O fenômeno ocorreu na tarde de sexta-feira (7) e resultou em ao menos seis mortes, além de 432 atendimentos médicos.
A situação mais grave foi registrada em Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde cinco moradores morreram. As vítimas são três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14 anos. Em Guarapuava (PR), um homem de 53 anos também não resistiu. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seguem nas buscas por sobreviventes.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado atingiu intensidade EF3, em uma escala que vai até cinco. A classificação foi definida a partir de imagens da destruição e dados de radares meteorológicos, conforme explicou o meteorologista Samuel Braun.
O fenômeno se formou em meio à atuação de um ciclone extratropical que avança pelo Sul do país e também causou fortes chuvas e danos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro permanecem em alerta.
Em Rio Bonito do Iguaçu, moradores registraram cenas de extrema destruição, com casas destruídas, árvores e postes arrancados e relatos de queda de granizo. A Defesa Civil estima que 80% do município, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba, foi destruído.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.