Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Justiça revoga prisão de torcedor do Flamengo suspeito de envolvimento na morte de palmeirense

O jovem, de 26 anos, foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por homicídio doloso consumado


Por Leticia Viganó Publicado 12/07/2023
Justiça revoga prisão de torcedor do Flamengo suspeito de envolvimento na morte de palmeirense
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Nesta quarta-feira (12), a Justiça revogou a prisão do torcedor do Flamengo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, que foi preso por envolvimento na morte da palmeirense Gabriela Anelli, durante uma confusão entre torcidas no sábado (8). O jovem foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por homicídio doloso consumado.

De acordo com a juíza Marcela Raia de Sant’Anna, da 5ª Vara do Júri, ao contrário do que foi noticiado, Santiago não confessou ter arremessado a garrafa contra os torcedores do Palmeiras. Ela ainda afirma que durante o interrogatório, o acusado afirmou “que tinha pedras de gelo nas mãos, as quais arremessou em revide a rojões que os palmeirenses teriam jogado contra os flamenguistas”, justificou Marcela.

A decisão da Justiça aponta que a pessoa que arremessou a garrafa contra os torcedores palmeirenses é um homem com barba e que vestia camisa clara. “Tudo indica, portanto, que a garrafa que vitimou fatalmente Gabriella foi arremessada por outra pessoa que não o autuado, o que enseja a imediata revogação de sua prisão preventiva, com o prosseguimento das investigações para que o verdadeiro autor seja identificado, bem como para que eventual participação do autuado seja apurada”.

Além disso, a juíza determinou que o caso passe a ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O Ministério Público de São Paulo já havia pedido a liberdade de Santiago na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com o promotor Rogério Leão Zagallo, as provas não cravam que foi o jovem que jogou a garrafa de vidro que atingiu o pescoço e matou Gabriela.

O promotor alega que a Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) perdeu a credibilidade para investigar o caso e pediu para que ele seja repassado para o DHPP, da Polícia Civil de SP.

O CASO

A torcedora do Palmeiras, de 23 anos, que ficou ferida durante uma confusão antes do jogo entre o clube paulista e o Flamengo neste sábado (8), morreu nesta segunda-feira (10).  A jovem, identificada como Gabriela Anelli, foi atingida por uma garrafa durante a confusão. Gabriela estava internada na Santa Casa, no Centro de São Paulo. Ela sofreu duas paradas cardíacas depois de ser atingida por uma garrafa de vidro no pescoço.

Gabriela Anelli estava na fila para entrar no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, quando uma confusão entre torcedores organizados do clube e do Flamengo começou. Imediatamente Policiais Militares agiram e usaram gás de pimenta para dispersar os dois grupos.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a jovem foi atingida por uma garrafa de vidro e encaminhada em estado grave ao hospital. Ela foi operada na noite do próprio sábado, mas não resistiu e faleceu nesta segunda-feira.

Durante a confusão outra pessoa também ficou ferida, e um homem suspeito de lançar garrafas foi preso em flagrante.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.