Marcelo de Carvalho é acusado de racismo após comentário sobre assaltante na Europa

Vice-presidente da RedeTV! associou crime à aparência africana e gerou forte repercussão negativa nas redes sociais


Por Redação Educadora Publicado 15/07/2025
Marcelo de Carvalho é acusado de racismo após comentário sobre assaltante na Europa
Foto: divulgação

O empresário e apresentador Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, foi amplamente criticado após publicar um comentário considerado racista nas redes sociais. Em postagem feita na plataforma X (antigo Twitter), Marcelo relatou que o irmão mais velho de seu filho foi vítima de um roubo em Barcelona e associou o crime à aparência do suspeito, afirmando que era “um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar”.

A declaração causou revolta entre internautas, que apontaram o viés preconceituoso no uso da expressão “óbvio” para se referir à origem étnica do suposto criminoso. “É racismo puro. Generalizar e associar aparência negra a crimes é inadmissível”, comentou um usuário. Outro afirmou que “o discurso de Marcelo reforça estereótipos perigosos e xenofóbicos”.

Marcelo de Carvalho é acusado de racismo após comentário sobre assaltante na Europa 2

Diante da repercussão negativa, Marcelo voltou à rede social para tentar se defender. Afirmou que poderia ter descrito o assaltante como “de aparência japonesa, eslava ou viking” e criticou quem o acusou de racismo, dizendo que estavam apenas “lacrando”.

Apesar da tentativa de recuo, o episódio segue repercutindo. Grupos ligados aos direitos humanos e combate à discriminação destacaram que a fala reforça preconceitos históricos contra imigrantes e pessoas negras, além de propagar um discurso discriminatório sob a justificativa de um relato pessoal.

Até o momento, a RedeTV! não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.