Pilotos erram a pista com Boeing 747 em Guarulhos e arremetem a segundos do pouso
O Jumbo Jet chegava por volta das 23h40 do horário local no voo PVV-8652 quando teve sua aproximação autorizada para pousar pela pista 09R de Guarulhos
No final da noite de quarta-feira (9), os pilotos de um Boeing 747 não perceberam que aproximaram a aeronave para a pista errada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, precisando arremeter a segundos do pouso.
- Avião com cantor Bruno, da dupla com Marrone, faz pouso de emergência em Sorocaba
- Avião com a cantora sertaneja Maiara faz pouso de emergência após se chocar com pássaro
- Avião que seguiria de MT para SP apresenta pane e passageiros ficam feridos durante evacuação
O momento foi captado pelas câmeras ao vivo dos canais SBGR Live e Golf Oscar Romeo no YouTube, incluindo a fonia de comunicação entre os pilotos e o controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos.
A aeronave era o Boeing 747-200 cargueiro da companhia aérea Fly Pro, baseada na Moldávia, que tem feito voos periódicos trazendo carga da China para o Brasil, como foi o caso desta quarta-feira.
O Jumbo Jet chegava por volta das 23h40 do horário local no voo PVV-8652 quando teve sua aproximação autorizada para pousar pela pista 09R de Guarulhos. Os pilotos confirmaram a autorização da 09R.
Cerca de 40 segundos depois, o controlador da Torre de Guarulhos reforça a autorização de pouso para a cabeceira 09R, provavelmente notando que o Boeing 747 se aproximava para a pista errada, e novamente os pilotos confirmam a pista 09R.
Porém, cinco segundos depois, eles solicitam o “go around”, ou seja, o procedimento de arremetida, ao perceberem que estavam alinhados a poucos segundos de pousarem na pista 09L, ou seja, a pista paralela que fica à esquerda da 09R.
O controlador então confirma a arremetida e orienta os pilotos a seguirem o procedimento de aproximação perdida, e o Jumbo é visto aparecendo na gravação da câmera, já iniciando sua subida.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.